O casamento com final inesperado

João Menezes era jogador de um time em ascendência da Paraíba. Estava jogando muito bem e era um partido até interessante para as moças da localidade. Já estava há mais de um ano com Jacira Beltrão. Moça bonita e jeitosa. Já contava com seis meses que montaram casa. A geladeira seminova. O fogão de quatro bocas Esmaltec. A mesa de mármore, um sofá cama na sala. E uma cama de casal de madeira que foi de sua mãe. Dona Genoveva. Esta era descendente de portuguesa, com direito a bigode e tudo mais.

Seis meses de noivado anteciparam o casório. Este seria na cidade de Solânea. Pois achavam a cidade linda e o friozinho europeu muito chique no inverno. A família da noiva gastou bastante. Mas, quem gastou ainda mais foi o João. Ele pegou todo o dinheiro que havia ganhado no bicho do jogo e investiu sem pena no matrimônio.

A igreja estava linda e lotada. Flores em todos os bancos. Pétalas de rosas no caminho da noiva. O altar um brilho só. O noivo esperava com um olhar misto de impaciência e ansiedade. É chegada a hora. A nova acosta lá fora com seu pai, Seu Rodolfo. Militar reformado do 4° Batalhão de Polícia. Tocam a marcha nupcial ao som clássico do piano e violino. Quando adentram, o ar da felicidade era geral. Alegria do casal. O padre não era de demorar muito na cerimônia. Fez o seu papel, mandou o casal se beijar e desejou um feliz para sempre.

Tudo ia maravilhosamente bem até que no hall de eventos da igreja, onde se servia um delicioso jantar, a base de strogonoff de frango e arroz com orégano, os noivos passaram de mesa em mesa para agradecer. Até que na última mesa, onde estava dona Genoveva, que estava sorridente e altiva, dá os parabéns para o casal e fala para suas colegas que estavam na mesma mesa: _ O casamento está lindo. Pena que o noivo é pobre! Este escutou com os olhos arregalados e não se conteve. Largou a mão da noiva, olhou para cara da sogra como quem fosse dar um esporro. Foi se afastando lentamente e disse: _ Já não sou mais. Acabou por aqui. E foi embora sozinho pra nunca mais. Alguns chegados e próximos tentaram fazê-lo voltar atrás. Porém, ele foi irredutível e sumiu no mundo depois de tomar uma dose de aguardente com passarinha no bar da esquina.