Os Meus Ídolos Ainda São Os Mesmos

"Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não".

Há quem possa pensar que sou um sujeito que vive no passado. Não é verdade! Sou até bem ligado nas modernidades. O que acontece é que tenho bastante vivência e muitas histórias para contar.

Depois do Senna, que alegria o brasileiro teve na Fórmula 1?.

Deixei de acompanhar a fórmula 1, quando vi se repetirem corridas em que o piloto brasileiro ganharia e abriu mão em favor do companheiro melhor pontuado. Chamávamos isso de marmelada, em outros tempos. Aprendi a torcer pelos pilotos brasileiros, não por escuderias, embora as admire. O Emerson não aceitaria isso, o Piquet muito menos, o Senna então, nem pensar.

Nunca fui desses críticos ferrenhos do Barrichello, quem chegou lá é porque tem o seu valor. O Barrichello e o Massa aceitaram passivamente o jogo das escuderias, então eu dei um bico na Fórmula 1! que já andava muito chata devido às babaquices da narração.

Falando em futebol então, parece que ficou pior ainda. Quem seriam os meus ídolos? Neymar? Gabriel gabgol? Cito esses dois porque foram crias lá do meu querido Santos. Foram ídolos da torcida santista por um curtíssimo espaço de tempo. Serão ídolos de outros e outros, serão ídolos onde houver dinheiro para comprá-los. Não é problema deles, mas do mundo atual onde tudo virou negócio. Até a fé virou um "negócio da China".

Quem seriam no futebol brasileiro os ídolos de agora? Poderia citar muitos de outros tempos, mais longe e mais recente, mas e de agora?

Parece que tanto o a Seleção Brasileira de Futebol quanto a Fórmula 1, por causa da exclusividade de transmissão, gerou uma sensação de propriedade particular, que para mim, é muito antipático. Depois da camisa da seleção virar símbolo político e do vergonhoso 7x1, a reinvenção da seleção terá que ser muito radical. Será? Quem sabe?.

A mídia que envolve o futebol, tornou o jogo de cena que sempre existiu em algo repetitivo, apelativo, enjoativo. Será que a mídia atual deixará figuras a altura de João Saldanha, Nelson Rodrigues, Armando Nogueira, Fiori Giliote e outros desse nipe?

Acho que eu não escreveria nada usando a palavra ídolo, não tenho muita simpatia pelo significado. É que me lembrei do grande Belchior e da imortal Elis Regina.

"Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não" pedacinho da música Como Nossos Pais, composta pelo Belchior e imortalizada pela Elis Regina.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 29/08/2020
Reeditado em 30/08/2020
Código do texto: T7049193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.