NEM CONTRA, NEM A FAVOR, MUITO PELO CONTRÁRIO

A coluna do meio sempre parece, à primeira vista, como sendo a do equilíbrio e do bom senso. Será? Vamos navegar um pouco...

Na carta à igreja em Laodiceia (Apocalipse 3:15,16) o “morno” ficou em má situação, pela indefinição, não sendo nem “quente” nem “frio”.

Os “mornos” são aqueles que ficam “em cima do muro”, evitando a exposição das suas definições, aguardando a oportunidade para a adequação das suas conveniências, conforme o rumo que seguirem as circunstâncias do momento. Nesse patamar encontramos os políticos, que nunca são contra nem a favor, muito pelo contrário, e também os escribas das denominações teológicas, que não entram e nem deixam entrar (Mateus 23:13), ensinando às suas ovelhas, que Deus é muito bom, sempre e invariavelmente Ele perdoa todos os seus pecados, bastando fazer um grande número de longas orações. Esses políticos e escribas, na verdade, são discípulos do grande mestre do sofisma, Protágoras de Abdera, que lecionava no auditório do parlamento grego.

A definição não é sinônimo de radicalização, e as pessoas de bom senso examinam profunda e cuidadosamente as questões antes de adotarem uma posição, conscientes nas escolhas das alternativas, mesmo assim, sempre prontos a revisar, aprimorar e até substituir os seus conceitos, pois tudo está sujeito à inexorável evolução.

É claro que isso não significa que seremos absolvidos das nossas más definições, mas tampouco o seremos, permanecendo “em cima do muro”, tentando ludibriar e aguardando a oportunidade para a obtenção de vantagens, iludindo ou prejudicando outras pessoas, mesmo porque, a nossa consciência sabe muito bem quando as nossas definições são bem ou mal intencionadas. É certo que errar é humano, mas insistir no erro é estultice e não reconhecer o erro é má fé.

Com efeito, é preferível se defrontar com os definidos, do que com os sofistas, pois aqueles podemos perceber se são lobos ou ovelhas, e adotarmos o comportamento adequado, mas estes, não sabemos que eles são realmente, lobos disfarçados de ovelhas, e poderemos fazer opções inadequadas, sofrendo as consequências...

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 29/08/2020
Código do texto: T7049760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.