O refrigerante( marketing pessoal e comunicação visual)

Digamos que um pequeno empreendedor criou uma fórmula inovadora de refrigerante e está disposto a lançar a marca num mercado extremamente competitivo, porém ele não dispõe de muitos recursos financeiros e tão pouco possui experiência na área de marketing. Nesse caso específico como seria possível que ele apesar das importantes dificuldades poderia ter uma chance de ter sua marca reconhecida pelo público a ponto de ser rentável e apresentar um meio de sustento do pequeno investidor. O primeiro passo é referente a fórmula desenvolvida, ela realmente é inovadora? Qual o diferencial dessa fórmula,,aqui chamarei a fórmula de essência, qual a procedência dos ingredientes que a compõe? Qual a qualidade dos mesmos? Se há segurança de que a essência do produto é realmente valiosa o segundo passo é buscar a aprovação e aceitação das pessoas que estão no seu entorno para se ter uma idéia de que essa fórmula realmente é atrativa ao paladar. É muito provável que ela não seja uma unanimidade entre as pessoas porém será possível perceber a porcentagem de quem gostou ou não. Terceiro passo é buscar apoio para iniciar a linha de produção com o menor custo,sem perder a qualidade original da idéia, depois é muito importante estudar uma maneira de divulgar o mesmo para que o marketing seja inicialmente de boca a boca, quanto mais pessoas experimentar e aprovar o produto maior a chance de se tornar conhecido na comunidade onde foi criado. Para tanto é necessário colocar a mão na massa, recrutar um grupo de pessoas que realmente estão engajadas com o mesmo propósito de divulgar o produto e convencer as pessoas de que trata-se de um produto inovador com um diferencial interessante para o consumidor final, então é de suma importância que as pessoas que estão divulgando o mesmo que elas próprias conheçam e aprovem o produto,assim terão argumentos para defender a marca . Na sequência é importante criar a identidade visual da marca,a roupagem do produto, ela tem que expressar claramente a idéia, aqui vou chamar de alma, a alma do produto é a forma como o produto conversa com aquilo que ele apresenta externamente, a escolha do nome nem é tão importante quanto a apresentação do produto, pois em geral as marcas mais conhecidas no mercado tornam-se referência e todos os refrigerantes serão sempre lembrados pelos nomes mais famosos desse ramo. A base do bom êxito é muito simplificada: se a essência é rica,tem conteúdo, está preparada para cumprir com aquilo que prometeu, se as idéias estão perfeitamente alinhadas entre produto e imagem, se existem pessoas realmente engajadas e interessadas em promover o produto por acreditarem nele,se identificarem com o o mesmo, se existe de fato um diferencial relevante para destacar o produto e por fim se tiver um jogo de marketing nas redes sociais e principalmente no modo boca a boca então é uma questão de tempo para ganhar credibilidade e mesmo com a acirrada concorrência ele se destacar,todas as etapas do processo são importantes e relevantes em especial se os adversários estão ja ha muito tempo no mercado, ou possuem um grande marketing ( nem sempre ser famoso significa que tem qualidade) o que pode mudar o jogo é um conjunto de ações e atitudes em relação à qualidade do que se está oferecendo