"TÁ LÁ O CORPO ESTENDIDO NO CHÃO"

Obs: escrevi essa crônica na época, achei muito triste, fato deu não tê-la publicado até agora.

“Tá lá o corpo estendido no chão”, verso muito conhecido de um samba, onde é retratado o corre-corre de todos indiferentes a tudo.

Samba esse que tantas vezes cantamos nas cachaçadas, farreando como se esse verso fosse uma simples piada.

Tá lá um corpo estendido na areia. Tá lá a água com todas as suas virtudes, convertida em assassina.

Dói demais olhar. Dói demais pensar. Dói muito ter que compreender sem entender. Dói profundamente o coração de um avô de um menino da mesma idade, de uma semelhança impressionante, roupas, sapatos, corte de cabelo (menino sírio que se afogou em uma praia na Turquia).

Joguei a minha interrogação pra Deus. Não ouvi nenhuma voz, nenhuma mensagem eu li. Na minha memória vieram os primogênitos do Egito. Vieram os recém-nascidos de Belém, vítimas de Herodes. Não sei se compreendi bem essas histórias, não sei também se as aceitei completamente.

O que compreendo muito bem é essa potentíssima engrenagem, dessa moenda doce e cruel, que vai levando tudo e todos, misturando matérias, reciclando comportamentos, destruindo e construindo.

Até por não ver outra saída, sempre alimento a esperança de que cada produto que sai desta poderosa máquina, seja melhor do que os de antes, e estes produtos que vão saindo, inevitavelmente irão alimentar essa moenda em busca de aperfeiçoamento, até um fim imprevisível.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 03/09/2020
Código do texto: T7053710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.