Primeira mulher a cursar medicina em Harvard

Um País Asiático concedeu uma bolsa de estudo em Harvard para cursar medicina e enviou a pessoa que demorou meses viajando, de nome Fe Deo Mundo, Harvard aceitou o aluno porque achava que era um homem por causa do nome, mas quando lá chegou era uma mulher.

Imagino a reunião às pressas, analisando a situação, o disse me disse, a situação que foi para decidirem de última hora receber uma mulher em Harvard. E, foi por acaso.

Deo Mundo tinha apenas 1,50m de altura, dizia que a pediatria era o único lugar que os pacientes seriam menores que ela. A verdade é que o seu País tinha um alto índice de mortalidade infantil, a própria Deo Mundo teve problemas, porque quatro dos seus sete irmãos faleceram,

Apesar da insistência para continuar nos EUA depois de formada, ela fez questão de voltar ao seu País, disse que depois de estudar em Harvard e em diversas instituições dos EUA, ela voltou durante a ocupação japonesa em 1941 e trabalhou na Cruz Vermelha criando um centro para tratamento infantil.

Em 1945, após a guerra ela fundou o primeiro hospital infantil de 4 andares, chegou a vender a própria casa para instalar um elevador no hospital e se mudou para um quarto no hospital.

Sabendo que um hospital não resolveria o problema, viajou pelo País e pelas oito mil ilhas para treinar profissionais e educar a população local com cuidados, ela inventou, por exemplo, uma incubadora feita de bambu e aquecida com garrafas de água para bebês prematuros em áreas sem eletricidade

. Ao longo de sua carreira, Del Mundo publicou cerca de 150 artigos científicos e um livro didático de medicina que é usado na Filipinas até hoje e em 1977, recebeu o prêmio Ramon Magsaysay para Serviços Públicos. Mesmo idosa, continuou participando da rotina do hospital até morrer em 2011, aos 99 anos.

Celia Barreira Queiroz

celia barreira queiroz
Enviado por celia barreira queiroz em 04/09/2020
Código do texto: T7054312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.