BARSA - O GOOGLE DA ÉPOCA

Meu avô paterno faleceu quando meu pai tinha dez anos de idade. As dificuldades de ordem financeira bateram as portas da humilde família de camponeses portugueses, estudar ficou difícil, meu pai só veio concluir o quarto ano primário no exército, quando prestou o Serviço Militar em Lisboa. Logo em seguida, a família toda veio morar no Brasil.

Meu pai casou-se no Brasil, encontrou a fiel companheira a quatrocentos quilômetros da Capital Paranaense. Naquela época, há mais de sessenta e cinco anos, as estradas em sua maioria eram de terra. A comunicação com a Capital era difícil. Meu pai sempre teve uma paixão pelo conhecimento, pelo saber, muito embora não tivesse dito a oportunidade. No entanto, buscou encontrar a solução dentro daquilo que lhe era possível à época. Na busca de conhecimento, informação, fez a assinatura das Revistas Seleções do Brasil e do Jornal Estado de São Paulo. O Jornal só chegava três a quatro dias depois da edição. Para ele não importava a demora, ele lia de ponta a ponta, como se diz popularmente. Diariamente ouvia rádio, aqueles da época, grandes e que demoravam a funcionar. Era a válvula, tinha uma antena de cobre comprida para sintonizar melhor. Ouvia todas as programações instrutivas, seu trabalho propicia conciliar, era comerciante, mas não era padaria... rsrsrs. Gostava de ouvir a Rádio Tupi, Bandeirantes, Globo e Guaíba. Na Bandeirante tinha um locutor que era seu amigo, vez que outra lhe mandava um abraço e uma boa música. Com o passar dos anos, diante dos seus esforços, os seus conhecimentos foram se armazenando. Tínhamos orgulho de vê-lo discorrer sobre determinados assuntos.

Um belo dia, meu pai e minha mãe receberam a visita de um viajante de livros, era um italiano que representava a Enciclopédia Barsa. Após algumas conversas com o viajante, dias depois, após muita reflexão, muita conversa subsidiada pela vontade que meu pai tinha de adquirir conhecimento e do olhar longínquo de minha mãe, acabaram adquirindo a coleção completa, e para tanto se utilizaram das economias que estavam sendo guardadas a tempo. A partir daí, eu e meus quatro irmãos, não precisávamos mais ir à biblioteca municipal para fazer os trabalhos de escola, tínhamos a biblioteca em casa, tínhamos a Barsa. Hoje nós podemos afirmar que eles, na época, fizeram a escolha certa comprando a Enciclopédia, eles decidiram sobre um olhar de futuro. Na atualidade, a tecnologia coloca em nossas mãos inúmeras fontes de informação, há anos não era assim.

Nossos pais acertaram em cheio, nos ensinaram os verdadeiros valores. Eles propiciaram, com muito sacrifício, aos filhos o “A Barsa - O Google da época.” A nós resta agradecermos eternamente a eles que hoje estão em outra morada, à escolha foi sem dúvida demonstração de amor incondicional de pais para filhos.