Correndo no Beco dos Canudos

Se me perguntarem, respondo: não sou brasileiro. Sou pitanguiense. Não é que me refira a município, comarca, ou a qualquer divisão oficial. Sou pitanguiense porque está lacrado no fundo, gravado no cerne. Na medula. Pitangui e eu como a tiara e o Papa, a coroa e o rei. Inseparáveis. Vão me acusar de sentimental e quetais, tenho certeza, por isso a mão já está à palmatória. Fugir disso é que não posso.

Mas não se preocupe e se aprofunde muito quem quiser saber o que, para mim, é ser pitanguiense. É conceito relativo, resposta pessoal. Por exemplo, eu e o Tode jamais chegaríamos a um acordo. Ele diria que ser pitanguiense é ter nascido na Rua da Lavagem, eu diria que no Beco dos Canudos. Já o Zé Emídio, nosso professor de futebol, votaria pelo Chapadão, ou Bairro dos Milionários, como ele gosta de dizer. Eu acrescentaria ainda algo a minha definição, a tentar aperfeiçoá-la. Diria que é preciso ir ao Jardim aos sábados e domingos, assistir a uma sessão do Cine Pitangui. à noite e - suprema glória - dar uma volta com uma menina bonita, para inveja de todos.

Outros, tenho certeza, jamais aprovariam tal definição sem que se incluísse a pesca obrigatória na Usina aos domingos, com dormida no sábado. Como se nota, o assunto é complexo, sempre será relativa e incompleta a definição. Mas se o cerne tem definições que a própria lógica desconhece, que faço eu e fazemos nós?

Mesmo para mim, nada daquilo acima tem sentido, às vezes. Para mim, ser pitanguiense é ter vivido certos momentos, bem específicos. Tudo se reduz a isso. Certos momentos como aqueles de sair correndo de nossas casas pelo Beco dos Canudos todas as tardes de sábado, às seis e quinze, o Tiãozinho e eu, a gente querendo ver quem chegava primeiro à capelinha do Bom Jesus pra bater o sino, chamando pra reunião da Conferência. Para mim, sempre o honroso segundo lugar naquela competição, também quem mandou ele ser o melhor do infantil do Zé Emídio?

(Jeddah, Arábia Saudita, 07/76)

Identificação de pessoas mencionadas:

Tode – Hélio Boaventura da Silva;

Tiãozinho – Sebastião Sandoval Soares

Zé Emídio - José Emídio de Castro

William Santiago
Enviado por William Santiago em 05/09/2020
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T7055592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.