(Nessa foto o pinheiro ainda estava pequenininho... ele ficou maior que a altura da nossa casa!

A MINHA BOLA DE CRISTAL

Há muitos anos atras, no Dia da Arvore, o Roque levou minha filha Patrícia na Livraria perto de casa, e lá trouxeram uma mudinha de um pinheiro  para ser plantada.
Lembro-me como se fosse hoje, a alegria de minha filha criança, com aquele pequeno galhinho com raiz nas mãos, pensando na mágica do plantar...  que ela cresceria uma  árvore, ficaria grande bem  frente de nosso jardim.

Os dois vieram me  chamar para  assistir a cena. Sentei nos degraus da frente da minha casa, e fiquei a observá-los. Minha filha, com seu cabelinho afro, com um shorts vermelhinho e camisetinha branca, com aquela expressão de inocência, andava em volta do Roque, e os dois planejando onde iriam plantá-la.

De repente, vindo não sei de onde, senti uma emoção que me tomou conta do corpo e da alma. Como se tivesse sonhando, olhei aquela árvore em meu pensamento a vi crescida, com seus galhos enormes... mas  fui mais longe... Pensei que esse pinheiro demoraria muito a crescer, e  quando crescido, quem estaria vendo  seria minha filha e provavelmente nao estariamos mais aqui.

Por um instante, lembrei  todos os momentos dentro dessa casa, como um flash rápido de minutos - todas as alegrias, os domingos festivos, os natais, o dia da páscoa, os aniversários... Lembrei-me dos choros, das angústias,  do aprendizado, das páginas que gostaria de voltar, e de consertar,  de outras que  gostaria de eternizar.
 
Fui acordada desse sonho pela minha filha que disse: "Mãe, por que você esta chorando?" Olhei para ela e dei-lhe um abraco derramando toda ternura daquele momento. Sabe aqueles momentos dramaticos tipo filme Mexicano?

Não percebi.. e  estava simplesmente perdida por alguns instantes na minha bola de cristal, mergulhada na emoção. Aquilo me marcou.
Este foi um daqueles momentos Kodak.

Mas esse pinheiro cresceu tanto, que há dois anos atrás, teve que ser cortado, pois  estava prejudicando a estrutura de nossa casa.
Lembrei-me  por um momento da revista "Readers Digest" (a famosa Selecoes) que uma vez disse: 95% das coisas que voce pensa nao acontece, e voce passa a vida toda sofrendo por elas....

Mas isso me serviu de lição para nao ficar sempre tentando prever o futuro.

O Roque sempre brinca comigo dizendo que eu perdi minha oportunidade da vida de ser cigana com uma bola de cristal para ganhar a vida. (Ele detesta essa minha bola de cristal! rs) So que ele termina dizendo: "Se fosse, voce estaria na mis
éria."

 
Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 07/09/2020
Reeditado em 07/09/2020
Código do texto: T7056978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.