Um Índio e Cabral

Depois de mais de 500 anos, um índio reencontra Pedro Alvares Cabral e diz:

-Lembra de Mim? Vi vocês chegarem na costa, onde hoje vocês chamam de Porto Seguro. Ficamos surpresos com sua chegada, pois não conhecíamos povos diferentes de nós, mesmo assim recebemos você e sua tripulação de braços abertos, ensinamos sobre nossa terra, curamos seus doentes , demos da nossa comida , permitimos que vocês ficassem pensando que era apenas uma visita, mas vocês se alojaram, manipularam alguns conterrâneos com promessas, até que uns ficaram contra os outros, sem união nossa, nos obrigaram a trabalhar para vocês, quem não aceitava tinha que fugir de onde nasceu, se refugiar em outras tribos, que com o tempo foi sendo chamada de comunidade, além de mim, fugiram outros, alguns para sul , outros para o norte, outros para o oeste, sempre sendo perseguidos, eu fugir para Ilhéus, anos depois vocês apareceram lá, fui pra comunidade de Itacaré, depois Salvador, Itapoã ... Não adiantava que vocês achavam a gente, e sempre fui perseguido por todas as comunidades que passei e todas elas foram escravizadas, de uma forma ou de outra. Hoje estou em mais uma comunidade e vocês chegaram aqui com a mesma conversa de antes, que nós vamos ganhar com o progresso, nossos filhos terão empregos, isso e aquilo

Eu pergunto a você, emprego de que? Limpar seus sapatos? Lavar suas roupas? Carregar pedras? Cuidar do seu jardim? Eu prefiro pescar e fazer a minha plantação, assim eu e minha família pode comer e até vender se sobrar. Por isso me chama de preguiçoso? Preguiçoso porque não faço o trabalho que vocês querem? Eu não posso mais caçar que a lei de vocês não permite, não permite eu entrar na mata para cortar uma vara para pescar, nem no rio que agora pertence a vocês, mas vocês podem desmatar, porque algum órgão autorizou, autoriza desmatar, represar, poluir, construir, e eu que sou nativo, não posso nada.

E mais uma vez você me obrigara a ir embora de mais uma comunidade por causa do progresso? Não dá para adotar um progresso sem destruir nossas matas? Sem desabrigar nossos animais? Sem poluir ou represar nossos rios? Se vocês um dia conseguirem fazer isso, finalmente terei paz.

aguimar santana
Enviado por aguimar santana em 08/09/2020
Reeditado em 10/09/2020
Código do texto: T7057927
Classificação de conteúdo: seguro