Gratidão

Não sei como foi a sua noite, talvez teve a companhia da velha amiga insônia, que se tornou tão resistente aos sedativos, que não te deixa dormir. Durante toda a noite, você rola de um lado pro outro e o sono não vem. Dirige-se até a sala de estar e liga a televisão naquele programa “gospel” que promete cura para todos os males, e o milagre poderá acontecer se você depositar pela “fé” um valor generoso naquela conta que parece no eclã do televisor. Tudo é enfadonho e cíclico naquela madrugada sombria e eterna.

O cachorro do vizinho late a noite toda, aquele som ardido entra nos seus ouvidos, e você tem vontade de gritar, sair correndo noite afora, por uma longa estrada sem fim. O dia amanhece, você está cansado, o corpo dói, e você não tem ânimo para sair da cama. Porém, “o show da vida tem que continuar”. Toma uma ducha rápida e tenta ativar o corpo tomando toda manhã, uma porção dobrada de café, e durante todo o dia para manter-se acordado, às xícaras de café são a única companhia em mais um dia tedioso, naquela sala de escritório que cheira gente, suor e mofo. Sem falar nas carteiras de cigarros que parece aliviar a tensão da mente e coração, mas que aos poucos vai destruindo o pulmão.

Não pensa que você é a única pessoa que tem problema, aquelas pessoas que você cruzou no ônibus, metrô e nas ruas sujas e alagadas, certamente têm problemas bem maiores que o seu. Muitas sofrem em segredo e não têm um ombro amigo para chorar.

E como dizia um escritor mineiro, “viver é perigoso”, todo dia corremos perigo, mas ainda “a terra está cheia da bondade do Senhor”. Pare e olhe ao seu derredor, há tanta beleza naqueles lírios brancos surgindo do lodo, há tanta poesia naquele ipê centenário deixando diante de ti, um tapete de pétalas amarelas para somente você passar.

Simplesmente pelo fato de estar vivo, ainda é o maior milagre, quantos perecerão neste dia. Você é privilegiado entre milhões, tem um emprego, tem uma casa para voltar, família a sua espera e um cãozinho que sempre faz festa com sua chegada.

Pare por um só minuto, e veja aquelas pessoas marginalizadas que vivem debaixo das marquises e dos viadutos. Olhe a estatística e encontrará milhares de desempregados. Vai bem mais longe, entra numa ala de oncologia e verá que o seu padecimento é bem pequeno diante de tanta dor e sofrimento.

Penso o que falta a você, é agradecer mais, por tudo aquilo que têm, deixar de lado a ingratidão, que todo dia tem minado a sua mente e o seu coração. A vida é luta constante, é preciso seguir em frente, lutar corajosamente contra os ventos contrários da vida, pois eles são didáticos e te fará tão forte como as aroeiras do campo.

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 09/09/2020
Código do texto: T7059206
Classificação de conteúdo: seguro