E a preguiça?

258

Trabalhei em Manaus nos anos 2000. Cidade interessantíssima e diferenciada por seu povo, sua cultura e sua culinária. E pelo calor tórrido diário. Passava-se o dia sob a refrigeração dos aparelhos de ar condicionado e ao sair dos ambientes ou do carro, o bafo quente embaçava totalmente o óculo. Outro mundo!

Outra curiosidade eram os edredons vendidos nas lojas de cama e mesa. Ficava estaticamente surpreso ao ver essa coberta quentíssima de alto inverno, típico do clima do Sul do nosso país, nas vitrines de Manaus.

- Edredom nesse calor infernal. Impossível! - pensava.

Entrei na loja curioso para saber se de fato vendiam e a resposta foi positiva.

- Sim, as pessoas colocam o ar condicionado no máximo e dormem com o edredom, como se fosse inverno - me respondeu a atendente.

Morávamos em um apartamento alugado pela empresa, que também custeava uma faxineira duas vezes por semana. Ela era de baixa estatura, franzina, cabocla, de poucas palavras, mas sempre atenta observando tudo de olhos arregalados. E indolente!

Era uma das peculiaridades do povo manauara, talvez pelo forte calor ou pela cultura indígena. Não se preocupavam muito com as coisas, se não pudessem fazer hoje fariam amanhã, sem muito comprometimento. No meu trabalho, muitas vezes as pessoas faltavam sem avisar e a justificativa era simples: tiveram que ir a um determinado lugar. Era um problema sério para gerenciá-los, pois sendo paulistano agitado, responsável e ansioso, incomodava-me muito essa característica. Minha mulher idem, descendente de alemães, gostava das coisas bem feitas.

Para ilustrar, vou contar o que nos aconteceu em casa.

Um dia cheguei e encontrei minha esposa esfregando a parede da sala

- O que houve querida? A faxineira não limpou direito?

- Pois é ,ela veio hoje e pedi que limpasse essa parede.

- Sei.

- Fui ao supermercado e ao voltar encontrei-a limpa, mas só pela metade, só até a altura de seus braços. Estranhei e perguntei por que não limpava toda.

- E o que ela te respondeu? - questionei curioso.

- E a preguiça? Me disse sem qualquer cerimônia e nas suas poucas palavras!

Comecei a rir e ela também, pois imaginei a pequenina limpando somente uma faixa da parede, tranquilamente, pois para que limpar todo o pano da alvenaria, não é mesmo?

Outro mundo mesmo!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 11/09/2020
Código do texto: T7060271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.