O CONDOMÍNIO

Autor Múcio Ataide - www.mucioataide.blogspot.com

Numa semana tumultuada do mês de setembro de 2012 papai e mamãe  mudaram-se  para o condomínio fechado chamado  São Miguel das Almas que fica localizado no bairro São Francisco em Pitangui MG . Numa mudança repentina, como todas elas são, levaram apenas a roupa do corpo e uma cama acolchoada toda feita de madeira.  O transporte para a nova morada foi feito num carro branco com algumas luzes no teto. Muitas pessoas ajudaram na mudança.

Deixaram a casa espaçosa e mudaram para um apertadíssimo apartamento de 2x1. O condomínio não tem porteiro, o muro é baixo,  também não tem  câmera, ou nada relacionado à segurança, mas não precisa porque é um lugar tranquilo e lá todos vivem em paz. Não existem brigas, nem disputas. Lugar de gente educada, calada, tranquila, não se ouvem gritos nem nenhum sinal de confusão.  Eles não reclamam de nada. Nem se movem.

São muito os apartamentos, todos pequeno, mas bem diferentes. Alguns luxuosos, outros como os de papai e mamãe, bem simples.

O síndico que é muito justo, estabeleceu algumas regras para aquele lugar. Quem se mudar para ali não pode levar o orgulho, a ganância,  o poder, o apego aos bens materiais. Nem se pode levar casa, carro, móveis. Nada. Para ingressar é preciso deixar tudo do lado de fora.

Na nova morada meus velhos  encontraram também alguns  parentes, parece que, aos poucos, a família vai toda se mudando para aquele local.  E acredito que devem fofocar a respeito de nós que, por enquanto, vivemos fora do condomínio. O apartamento deles fica de frente para o do Tio João, onde creio que, nas tardes de domingo, batem longos papos, contam piadas e cantam músicas de Nelson Gonçalves ou, quem sabe, lembrem aquela do Roberto Carlos: "aquelas tardes de domingo quantas alegrias, velhos tempos, belos dias".

Devem contar "causos", mamãe dar receita de bolo.  Talvez lembrem, por exemplo, de quando tinham filhos pequenos e nos reuníamos numa festa de aniversário ou na casa de vovó. E as lembranças devem doer, como doem aqui do lado de fora quando surgem os retalhos de vida costurados  na colcha do existir, igual a música “Colcha de retalhos” que mamãe gostava tanto de cantar. Aposto que papai diz quando alguém tenta interromper seu discurso: espera, calma, deixa eu completar... e depois do fim do caso dá aquela gargalhada gostosa... Devem ser memoráveis tardes de domingo, como aquelas de antigamente.

De vez em quando vou lá pedir a bênção e bater um papo com eles. Mas somente eu falo, eles permanecem quietos. São muito caladinhos. Talvez entendam que  a saudade é tanta e que preciso desabafar, então me ouvem atentamente. Ali sinto paz e tranquilidade e parece até que todo o barulho e maldade do mundo não podem entrar por aquele portão.

 

Sempre que  ali estou,  me lembro daquele trecho da Bíblia:

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."

E penso na razão da quietude dessas duas pessoas maravilhosas. Nada mais têm a dizer, fizeram o melhor..  Cumpriram brilhantemente sua missão de espalhar amor e dar carinho. Combateram o bom combate dando exemplo e me ensinando a viver. Me ofertaram o presente da vida e uma vida maravilhosa na presença deles.  Eternos heróis.  Têm todo o direito de descansar em paz sob os raios vibrantes de uma luz maravilhosa.

 A dieta ali é "braba", estão bem magros,  "o puro osso", e não engordam apesar de serem muito sedentários.

Mas estão em paz. Ali não mais existe o sofrimento. Estão bem e eu também estou, apesar  da saudade.

Fico com as  lembranças que, às vezes, machucam bastante, mas o sorriso de felicidade  por ter ganhado da vida o grande presente de conviver com esses dois seres maravilhosos. Agradeço sempre pela existência deles.

E aqui estou esperando a minha vez de mudar para lá também. Espero que demooooreeee.

" Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos"

Frase escrita na portaria do Condomínio São Miguel das Almas.

***

* Mamãe faleceu no dia 10-09-2012 e papai no dia 13-09-2012.