A VERDADE EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA?

Penso que tudo na vida tem os seus limites, você pode bater no peito e dizer que é verdadeiro, mas isso também tem limites.

Nas encruzilhadas da vida, em certos momentos, falar a verdade pode ser trágico. Pode ser causa de grandes sofrimentos. Então sempre penso naquela frase: quem diz que nunca mentiu está se confessando mentiroso.

Muitas vezes parece que as pessoas preferem que você faça média, ou dê respostas que vão contra aquilo que você acredita ou que conhece, porque elas pedem a sua opinião, mas na verdade o que querem é a confirmação sobre o que elas pensam e sobre as atitudes que querem tomar.

Em muitos casos, se você as contraria, fica a impressão de que você é agourento.

Não costumo dar conselhos sem que me peçam, e quando me pedem eu falo o que penso, segundo a minha convicção. Se não conheço o assunto, me abstenho.

Há alguns anos, uma pessoa próxima e querida, me disse que estava pensando em comprar uma lanchonete para a mulher dele administrar. Queria a minha opinião.

Nunca tive nenhum negócio relacionado, mas sou muito vivido, tenho bastante experiência, pelos negócios que tive e pela profissão que desempenhei por muitos anos. Pesou também o grande conhecimento que eu tinha da vida financeira deles. Maus administradores.

Disse a ele que era arriscado, porque não tinham nenhuma experiência em negócios e muito menos naquele ramo de atividade, e que muitas pessoas, mesmo sendo do ramo, não raro se davam mal.

Fiquei um tanto bronqueado ao saber que quando ele veio falar comigo, já tinha comprado a tal lanchonete, que já estava na posse de sua sua mulher.

Não durou seis meses.

Não procurei saber de nada, nem ele me disse nada, mas as línguas não param. Fiquei sabendo do grande prejuízo que tiveram e das dívidas trabalhistas que respondiam na justiça.

Será que teria sido melhor eu ter mentido pra mim mesmo e pra ele, dizendo: vai firme, Deus vai ajudar, vocês vão se dar bem? Fui agourento porque fui verdadeiro?

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 13/09/2020
Código do texto: T7061913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.