Cordinhas & Nuances de Vidas... (BVIW)

Desde criança, quando viajava com meus pais ou olhava um caminhão estacionado, gostava de admirar as carrocerias de madeira e ver aquelas pinturas que enfeitavam todas as laterais. Este tipo de arte é chamado Filetagem.

Com o passar do tempo, essas pequenos trabalhos coloridos diminuíram sua presença e fazem parte de antigos caminhões. Além dos desenhos observava e ainda observo as cordas que envolvem as cargas com a função de mantê-las seguras, durante as viagens curtas ou longas. Essas tramas unidas, algumas manchadas de óleo, ferrugem ou tinta lembram submissos trabalhadores expostos à lida constante e as intempéries.

Todos os dias sob o olhar atento dos ponteiros do relógio, a rotina permanece e vai assim mesmo... envolvendo as bagagens e se prendendo aos ganchos da carroceria. Penso nessas cordas como se fossem parte de linhas imaginárias que unidas em cordinhas, surreais tessituras ‘seguram’ e mantém certas emoções contidas...

Há momentos e situações nas quais as lágrimas não podem fluir e as dores do corpo a alma abraçam, metaforicamente, a companhia dessas “cordinhas”.

***

https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/arte-carroceria-filetagem-cada-vez-mais-rara