Foto pessoal





UM DIA VULGAR

 
SEIS E MEIA DA MANHÃ... INSONE, VOLTAS E MAIS VOLTAS, LEVANTO DA CAMA E VOU ATÉ À VARANDA... O TRANSITO COMEÇA A FLUIR CADA VEZ MAIS INTENSO... OLHO PARA TODOS AQUELES VEÍCULOS, DENTRO VÃO PESSOAS DAS MAIS VARIADAS ORIGENS E DESTINOS, CADA UM COM SEUS PROBLEMAS... QUANTOS DRAMAS, QUANTAS ALEGRIAS SE ESCONDEM NAQUELES CORAÇÕES...
O TEMPO FOI PASSANDO E ENTRETANTO O RELÓGIO DIGITAL DO MICROONDAS JÁ REGISTAVA AS SETE HORAS... 
VOLTEI PARA DENTRO E VEIO A VONTADE DE COMER UMAS TORRADAS... A ÚLTIMA VEZ QUE TINHA COMIDO ALGUMA COISA FORA DEZ HORAS ANTES E SABIA DO CUIDADO EM NÃO ESPAÇAR DEMASIADO AS REFEIÇÕES, SOBRETUDO SENDO DIABÉTICO. 
O CAFÉ DA MANHÃ SABE SEMPRE BEM E DISPÕE AINDA MELHOR... PENSANDO NAQUELES QUE AQUELA HORA NÃO TERIAM NADA PARA COLOCAR NA MESA DA FAMÍLIA, SOBRETUDO AGORA COM O DESEMPREGO EM CRESCENDO DEVIDO AO COVID-19... UMA CATÁSTROFE À ESCALA MUNDIAL...
DEPOIS DO DUCHE E DE ME VESTIR PARA SAIR, DEI UMA ÚLTIMA PASSADA NA NET E CONSULTEI A AGENDA... TINHA UMAS VOLTAS A DAR, OS PAGAMENTOS HÁ TEMPO QUE PASSARA A FAZÊ-LOS NO HOMEBANKING, POR ISSO ERA MENOS UMA PREOCUPAÇÃO NO EXTERIOR.
MENTALMENTE INVETIVEI OS SERVIÇOS PUBLICOS PELA MOROSIDADE NO ATENDIMENTO. LONGAS FILAS À CONTA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL - DOIS METROS - E TAMBÉM PORQUE PARECIA QUE ANDAVA TUDO ADORMECIDO., AS RUAS ESTÃO CHEIAS DE ZOMBIES.
NUNCA ENTENDI COMO É QUE O TELETRABALHO PODERÁ OTIMIZAR OS SERVIÇOS PRESTADOS; ACHO QUE É UMA BOA MANEIRA DE FAZER "RONHA" E PRODUZIR MENOS, PELA DEMORA NO ATENDIMENTO, EVIDENCIANDO FALTA DE EFICÁCIA DOS SERVIÇOS, QUE VANTAGEM TROUXE PARA O PÚBLICO? NÃO VISLUMBRO!
UM POUCO AO LADO, OUTRA FILA, DESTA VEZ NO PONTO. OS TRANSPORTES PÚBLICOS PASSAVAM INVARIAVELMENTE CHEIOS - ONDE ESTAVA O DISTANCIAMENTO? - PROVOCANDO MAIS FILAS DE ESPERA, AS PESSOAS IMPACIENTES, SOBRETUDO QUEM TINHA HORÁRIOS A CUMPRIR...
CHEGA UM VEÍCULO, UNS ENCONTRÕES PARA ENTRAR TUDO AO MESMO TEMPO E DEPOIS SEREM OBRIGADOS A SAIR PELO REVISOR... OS DOIS TERÇOS DA LOTAÇÃO NORMAL NÃO DEVEM SER ULTRAPASSADOS... MUITAS PALAVRAS QUE NÃO VÊM NO DICIONÁRIO SOAM POR PERTO, DEPOIS TUDO SERENA, ATÉ AO PRÓXIMO AUTOCARRO. 
VOLTEI A PRESTAR ATENÇÃO À MINHA FILA, SERIA A SEGUNDA VEZ QUE TENTAVA ENTREGAR UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS IMPORTANTES E DA DA VEZ ANTERIOR DESISTIRA, O TEMPO PASSARA E A FILA ESTIVERA MUITO TEMPO PARADA...
AO FIM DE MAIS DE UMA HORA LÁ FUI ATENDIDO, E APÓS MINUCIOSA CONFERÊNCIA DE TODOS OS DOCUMENTOS APRESENTADOS, FUI INFORMADO EM TOM ALTIVO PELA ATENDENTE QUE AINDA FALTAVA UMA ASSINATURA, PELO QUE TERIA DE VOLTAR NOUTRO DIA, COM A TOTALIDADE DOS PAPÉIS EM ORDEM. PROTESTEI QUE NÃO TINHA SIDO INFORMADO DE MAIS ESSA BUROCRATICE MAS DEBALDE - DURA LEX SED LEX - ESTAVA NA LEI... FUNCIONALISMO PÚBLICO NUNCA HÁ-DE MUDAR, PASSEM MESES, ANOS OU DÉCADAS...
 MAIS UMA MANHÃ DECORRIDA SEM NADA DE ÚTIL PRODUZIDO, FUI PENSANDO EM ALMOÇAR, APETECIA-ME PEIXE GRELHADO... COM UM POUCO DO AZAR,  TÃO HABITUAL NESTAS ALTURAS, TALVEZ ME CALHASSE UMA POSTA DE PEIXE QUEIMADA E UMAS BATATAS MAL COZIDAS, PARA ALÉM DO FANTASMA DAS VERDURAS PRIMANDO PELA AUSÊNCIA... NÃO SERIA A PRIMEIRA VEZ!
FUI CAMINHANDO PELA AVENIDA, PROCURANDO UM ESTABELECIMENTO QUE FOSSE APELATIVO, PELO ASPETO E PELO MENU... AO FIM DE MEIA HORA NÃO VI NADA DE JEITO, APENAS FILAS DERIVADAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL... UM DIA DE AZAR MESMO!
INFELIZMENTE É ASSIM A VIDA NESTE PORTUGAL, COM TRISTES MISÉRIAS  DO COSTUME, AGORA MAIS EVIDENTES GRAÇAS AO COVID-19...







 





 
Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 16/09/2020
Reeditado em 16/09/2020
Código do texto: T7064623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.