Acordei convicta que de hoje não passava. Aquela relação abusiva tinha que ter um fim. Mas como sabia que não seria tarefa fácil, fui logo me preparando. Um café forte bem reforçado, um caminhadinha de leve no parque e um banho restaurador, ao som de Vivaldi. Mal sabia que aquele minúsculo box era capaz de oferecer um espaço tão aconchegante para balé.
Tudo isso, porque já antevia os contratempos. Seria mais fácil atravessar o Pacífico a nado que cancelar o serviço de internet junto à prestadora.
Foram em média doze tentativas par tentar um contato direto, talvez um telegrama fosse mais rápido, apesar de ter se tornado obsoleto.
O atendimento era feito por uma atendente virtual que repetia as insistemente as opções. A partir da terceira, antecipava os dizeres da donzela robótica virtual e nem mesmo a ouvia. Até que por sorte, depois de trinta e oito minutos, uma voz no deserto: masculina, grossa e ensaiada. 
Como tinha perdido, no mínimo, uma hora naquela brincadeira, fui direto ao assunto:
- Quero cancelar os serviços.
- Um minuto, por favor senhora.
Depois de 3 minutos:
 - Senhora, me desculpe a demora. Mas qual o seu nome e telefone para o qual a senhora deseja atendimento.
Passei os dados e novamente a voz do Francisco Cuoco me pediu pra aguardar, e de minuto em minuto, repetia o só mais um momento.
Como estava disposta, peguei a caixinha de utensílios de unha e fui antecipar o serviço da manicure. 
- Senhora, qual o motivo do cancelamento? Temos uma proposta irrecusável para a senhora. Podemos aumentar a velocidade do serviço em 200%, acrescentando apenas o preço do custo operacional, sem ônus algum.
- Não. Obrigada. Quero cancelar mesmo, os serviços são péssimos, o atendimento ao consumidor é ma vergonha e o preço um assalto, falta um bo concorrente.
- Só mais um momento senhora, estamos verificando os dados de sua linha, se a ligação cair. Entraremos em contato.
Entre serviços, vantagens e nem mais lembro o que era ofertado, foram em média duas horas. A ligação caiu duas vezes e o número não atendia mais, o Wattsapp tinha sido visualizado há 4 dias e o e-mail não aceitava notificação de recebimento.. 
Paciência já tinha saído da banhera de hidromassagem e estava cansada, só restava o stress e a vontade de pegar aqueles cabos todos e usar feito varal de roupa ou lixo não tóxico.
Então, num choque de realidade, peguei o computador, abri na página do meu consultor de assuntos aletórios (Dr. Google) e cliquei: como obter sucesso na reclamção contra “..."
Em dois segundos, estava lá, diante dos meus olhos, o tutorial que sugeria reclamar junto à Anatel e, abaixo, os diversos testemunhos de serviço realizado de pronto atendimento. Pensei que fosse a oferta tipo Roda a Roda da Jequiti, mas para quem estava na tempestade, até guarda-sol era bom!
Baixei o aplicativo, entrei com os dados e o número do protocolo de atendimento junto à prestadora. Fiquei esperando que até o fim de semana, meu dilema acabasse. Mas depois de aproximadamente 20 minutos, a primeira ligação do orgão responsável e para minha surpresa, apenas 30 minutos após, a empresa responsável pelo serviço entra em contato me oferecendo o desligamento imediato da prestação de serviços e me eximindo, inclusive, do pagamento da multa por rescisão contratual. Não bastasse a rapidez no atendimento ao telefone, aos doze minutos antes das dezoito, lá estavam eles recolhendo os fios e agradecendo, como se tivesse prestado a eles, um grande serviço.
Um dia depois, descobri que eles estavam pagando uma multa generosa pela prestação de serviços indevida e, qualquer acréscimo, em reclamações, geraria novos protocolos de processos administrativos.
De lá pra cá, após conhecer o caminho das pedras, dou-me o direito de, na ausência do cumprimento das obrigações de operadoras, usar o aplicativo a jato da ANATEL. 
E já consigo até pensar em atravessar o Pacífico de navio, brindando com um champagne importado, pela economia gerada com os serviços, a dispensa da analista e a recuperação da dignidade. Isto não tem preço!
 
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 17/09/2020
Reeditado em 18/09/2020
Código do texto: T7065803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.