MEU POEMA DE GRANDE REFLEXÃO, EM HOMENAGEM AOS MEUS PAIS, SOGRA, TIAS, E A TODAS PESSOAS QUE ESTÃO AGORA OU ESTÃO  COMEÇANDO A PERDER A CAPACIDADE DE COGNIÇÃO
ELAS MERECEM A GRATIDÃO POR TUDO QUE FIZERAM QUANDO TINHAM SAÚDE, E MERECEM TODO AMOR E CUIDADO, NÃO SÓ A ELES COMO TODOS IDOSOS DOENTES. 
Norma Aparecida Silveira de Moraes


"O M.A pode começar apenas com esquecimentos, e pode durar anos assim, isso não quer dizer que já está instalada a demência senil.  Muita calma nesta hora, amigos leitores. Eu também estou com desgaste no cérebro, mas faço prevenção contra M.A. Há sintomas que podem durar mais de 10, 20, 30 anos e piorar com o tempo. 
E NEM TODAS PESSOAS VÃO TER M.A. são casos isolados, mas que em qualquer famílía podem ter, os casos chamados de "CADUQUICE"
Minha abordagem, é para saber como é, e  estou escrevendo um livro sobre o assunto. Pois são muitos casos na família, minha de meu esposo e de famílias de amigos. A experiência faz entender melhor a doença, para que as pessoas não se assustem com os sintomas, e possam leva a vida normalmente. Nem todo esquecimento pode ser M.A, o estresse também causa confusão."
E pessoas com M.A, podem se perder se saírem sózinhas (quando mais grave), tomar remédios sem precisar, doar as coisas da casa sem sentir, confiar demais em quem não merece confiança, ou desconfiar demais de outras que cuidam e querem o bem, e a qualidade de vida. Idosos até sem doenças ou seja saudáveis, são vulneráveis a cair em golpes, pessoas mal intencionadas.
     
NÃO PODEMOS CONFUNDIR PERSONALIDADE FORTE COM M.A.​​​​​​ M.A É UMA DOENÇA, QUE FAZ A PESSOA PERDER      MEMÓRIA. E COM O TEMPO COMPLETAMENTE, CHEGANDO AO ESTADO ATÉ VEGETATIVO. O CÉREBRO NÃO VAI RECEBER TODOS IMPULSOS NERVOSOS, NEUROLÓGICOS (é doença dos neurônios) DO SISTEMA NERVOSO.

O idoso mesmo sem M.A, precisa aproveitar a vida, sem ser reprimdo a todo momento, precisa se divertir, sair, ter amigos, fazer brincadeiras, fazer trabalhos manuais, fazer jogos, qualquer atividade para não ficar na ociosidade cerebral. NÃO PODE FICAR SÓ IMPLICANDO, com os idosos que podem entrar em depressão. Deixar o idoso fazer o que gosta, não custa nada, ele não precisa fazer só o que os filhos gostam ou querem, pois muita vezes, para ele é muito importante e dá prazer. Nada de ficar jogando fora os pertences do idosos, respeite suas coisas. Um idoso pode adoecer por causa de um livro, uma roupa que ele gosta, um objeto preferido. isso não é só para idoso, qualquer um pode adoecer quando é muito reprimida. Cada pessoa tem seus gostos e preferências, ninguém é igual a ninguém, e cada um tem um tipo de sensibilidade em se colocar no mundo, em ser no mundo. Cada pessoa é individual e tem seu estilo.
Respeitar as pessoas, e não tentar ficar mudando é essenciail para ter qualidade de vida psicológica e física. Educar é uma coisa, dando as regras necessárias para se conviver em sociedade, reprimir o tempo todo é outra coisa. Isso vale até para crianças, muitos pais tentam mudar a personalidade o tempo todo. Alguma coisa não vai conseguir mudar, pois o indivíduo tem livre expressão e gostos. Claro que tudo dentro da lógica.
Vamos deixar os idosos aproveitar a vida, em paz, para que tenha uma velhice mais saudável, e mesmo doentes, deixemos eles se expressarem. GOSTAM DE FICAR NO QUINTAL, MEXER COM PLANTAS, TERRA. compre um saco de areia para que eles possam brincar de vez em quando. Ofereça jogos de montar, deixe sempre a vista no seu quarto, não adianta guardar pois vão esquecer.

Eles amam contar histórias, vamos fingir que é a primeira vez. Muitas vezes cada semana vai ser uma história que ele vai viver, é assim que funciona o cérebro do M.A, o importante é ele se expressar, pois terá muitos picos de lucidez, e sabem o querem. Conheci idosas que precisavam ter até uma boneca (as) para chamar de filho, e o idoso também muitas vezes gostam de colecionar carrinhos. É a fase dele, o importante é deixar que brinque, use sua imaginação já tão limitada para cognição. Muitos gostam de animais de estimação, ter balas, algumas guloseimas, (se tiver diabete, precisa ser diet), amam comer coisas boas, se tiver condições ofereça, eles ficam felizes com qualquer desejo saciado. Eles voltam a ser crianças, é preciso entender isso, e reprimir vai deixar ele ainda mais doente. ELES NÃO TEM MUITA NOÇÃO DE HORÁRIOS, DIA E NOITE, LIMITES DE VONTADES, de medidas, regras, certo e errado, salvo nos momentos de lucidez, aí sim, sabem o que estão fazendo. Mas nervosos, ficam confusos e até agressivos. Bom dar um camante natural quando estão agressivos; como de maracujá, camomila, etc, e tentar tirar deles o foco da raiva, e tenha paciência pois vão falar o dia ou dias sobre o assunto que despertou a crise. Se tiver jeito de amenizar satisfazendo mesmo que seja parcial os desejos, pode ajudar muito, quando não for possível geram estresse de ambos os lados. É muita calma nesta hora. As vezes não há o que fazer, e o melhor é mesmo deixar o idoso, falar, se expressar até cansar e se calmar. Faz parte da doença, e só resta-nos esperar a crise mania passar. Alguns itens, estou sendo repetitiva, mas é porque talvez você não tenha lido as outras crônicas. e sempre há um pouco da síntese. Podem dias alternados de calmaria ou nervosismo, insônia ou bom sono. CADA DIA É UM DIA, E PODE VARIAR MUITO.
E que Deus abençoe eles e seus cuidadores.
______________________________

LEMBRE-SE! DEMÊNCIAS SENIS E MAL DE ALZHEIMER SÃO DOENÇAS MUITO COMUNS NA VELHICE. MUITAS COMEÇAM DEPOIS DOS 50 ANOS, E MUITAS PESSOAS PODEM SER PORTADORAS É O MAL DO SÉCULO. Por causa de muito estresse, falta de algumas vitaminas, como B12, D, ácido fólico, Omega 3, etc. Muitas são TAMBÉM genéticas, mas há como prevenir ou estacionar a doença já localizada, fazendo que seja bem mais lenta, dando qualidade de vida a pessoa. 
Nosso cérebro está recebendo muitas informações, muitas pressões da vida moderna, estilo de vida, e por isso é muito comum se instalar a doença. Um cérebro ocioso demais também, fica com menos sinapses, e COM PRESSÃO demais gera estresse, depressão. E assim vão se instalando as doenças mentais. O cérebro precisa relaxar de vez em quando. Pois o estresse em exaustão,  causa doenças físicas e mentais
(se compartilhar favor manter a autoria)
____________________________________________
SER portador (a) de M.A (MAL DE ALZHEIMER)
 

Com memória cada dia mais limitada
Seguem incertos seus dias, então
Tão dependentes, incapacitados
Que tristeza, é tanta confusão
 
Com picos de esquecimento
Vaõ vivendo de lucidez e ilusão
Então tentam viver alegremente
Não tem voz ativa, só contrariação
 
Querem ter um pouco de autonomia
Choram, pois falta a compreensão
Ter um pouco de liberdade
Mas ninguém não deixa não
 
Muito mal compreendidos
As vezes só querem é ajudar
Mas se esquecem até da vida
E só sabem então é se atrapalhar

Não é bom ficar só reprimindo
O idoso precisa se exressar
ele gosta de ficar sorrindo
senão alegria vai sumindo

O idoso precisa de certa liberdade
mesmo sendo bem assistida
Fazer brincadeiras, jogos, ter amizade
O idoso que aproveitar a sua vida
 
De tudo vaõ se esquecendo
Sentem dores e até saudade
Vivem no agora, e só querendo
Um pouco de alegria e afetividade
 
Um mundo tão limitado
Não podem nem sair sozinhos
Ninguém mais confia, ficam calado
Gostam de flores e animaizinhos
 
Buscam sempre uma brincadeira
Não percebem o certo ou errado
Querem ser donos de qualquer maneira
De suas vidas, mas são sempre privados
 
Precisam de muita paciência e amor,
Pois há momentos até de agressividade
Por se sentirem sem razão, só dor
Bate a revolta, tristeza ou passividade
 
Muitos sofrem até violência
Só querem suas vidas viver
Serem respeitados, com tolerância
Serem cuidados com amor, até morrer

Um mal que causa muito sofrimento
Muitas vezes tem estresse o cuidador
Porque as mudanças são tão de repente
Eles não têm noção, se são os causadores
 
Pensam estar sempre corretos
Em seus atos sem pensar
Pensam estar fazendo certos
Que são livres para se cuidarem


ELAS SÓ QUEREM TER FELICIDADE
NOS DIAS QUE LHES RESTAM
BRINCAR COMO CRIANÇAS, É A REALIDADE
NA LUCIDEZ QUE CONSERVAM


 Passa o tempo e a doença aumenta
Problemas físicos já começam
Tudo mais é uma tormenta
Andar já não conseguem

 Já não tem mais lembranças
O mundo todo se apagou
Já não resta esperança
Só o amor  é que funcionou
 
Tenham paciências meus amores
Pois nada já mais bem  funciona
Já conseguem ver as flores, cores
E só as noites é que se formam

Na mais triste solidão
Não conhecem mais ninguém
Que Deus venha em proteção
Ajudar a todos envolvidos também


Abandono de idoso pode dar 16 anos de prisão - Notícias - Notícias -  Band.com.br
 
IMAGENS GOOGLE
 
 
A crise dos idosos abandonados pelos filhos
 
 
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/09/2020
Reeditado em 20/09/2020
Código do texto: T7066428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.