AH QUANTA IMORALIDADE!

Naquele tempo tudo era diferente, os valores eram outros e aquilo não podia ter acontecido.

Maria, sua filha estava grávida. Mas ela não era casada e isso para ele representava uma coisa terrível. Ficaria a moça falada na redondeza e todos comentariam e a honra da família estaria destruída.

Isso era uma imoralidade. Jamais poderia imaginar que um dia passasse por uma situação assim. Olhava pela janela e se perguntava: Afinal de contas o que acontecera de errado? Sempre educara suas filhas de um modo tão rígido e todas as lições a elas ministradas eram pautadas nos mais nobres princípios da honra e da moral. E não tinha essa de muita conversa não. Quando falava até a agua do rio parava. Voz forte potente e autoritária. E a vara de marmelo e as correiadas chiaram muitas vezes por alí. Será que as lambadas não surtiram efeito?

Ter filhos, só depois de se casar, onde já se viu.

Por muito menos classificou outras moças de à toas . Não, uma moça de família não podia se prestar a isso.

Sexo, nem gostava de ouvir essa palavra, era indecente demais, só depois de casar, no escuro e sem muitas firulas porque isso era coisa de prostituta. Somente aquelas lá da rua de cima se prestavam a certas saliências. Elas faziam coisas incríveis . Principalmente aquela de ontem a noite...

-E agora o que fazer? Pensou de si para si. O rapaz, pai da criança havia vazado na braquiária como dizem, sumiu no pasto, picou a mula, escafedeu-se, deu no pé... E agora todos veriam a barriga da moça crescer e isso seria um motivo de vergonha. Se houvesse um jeito de casá-la rápido para ninguém perceber tudo estaria resolvido, mas como fazer isso se o rapaz se foi e nenhum homem de bem aceitaria uma mulher profanada. Uma perdida, deflorada era isso que sua filha era. Que vergonha meu Deus. Crio uma filha com carinho e respeito e agora acontece isso.

-Ah são esses tempos modernos, esse povo de hoje não tem jeito mesmo. Já estamos em 1975 e a coisa só vai piorar. Pra onde esse mundo vai?

Só esperar para sentir a vergonha, os risos dos vizinhos, os comentários velados. Abaixar a cabeça quando andar pela rua e aceitar que seu lar é desonroso e que tudo está perdido. A que ponto chegamos?

Estava desolado, muito triste e para animar-se só mesmo indo à casa de Conceição.

Sua filha grávida, não podia aceitar aquilo. Uma moça deve se casar virgem e pura.

Única exceção aceitável: a mãe da moça.

-Ah quanta imoralidade nesse mundo!