Poste besuntado de titica

Início década de 20. O rádio mal dava seus primeiros passos no Brasil.

Nossa história se passa em São João da Barra, uma pequena cidade do norte fluminense que não ultrapassava algumas centenas de habitantes.

Nela vamos observar suas ruas de barro que raramente eram maculadas por algum carro. O movimento é quase exclusivamente de cavalos e vacas. Todos andavam com o devido cuidado, pois as centenas de montinhos de titica com o seu cheiro nauseabundo empesteavam a pequena cidade.

Sem rádio, a única informação vem do jornal que chega duas vezes por semana da cidade mais próxima – Campos.

Diversão para a rapaziada é se reunir na calçada e jogar conversa fora.

Vamos encontrar nessa cidade os oito filhos do Seu Alfredo, quatro rapazes e quatro moças. O mais velho era conhecido como Nico. Irreverência e gozações eram as suas principais características. Vivia aprontando.

Nico notou que havia um pretendente a namorar sua irmã Bibí – apelido de Bibiana. O gajo diariamente ao final da tarde ficava do outro lado da rua e sempre de paletó e calça impecavelmente brancos.

Encostado no poste e olhar meloso observava de longe o objeto de sua paixão – a doce e bela Bibí.

Nico deu tratos à bola e junto com seus irmãos resolveu aprontar com o candidato a galã que se chamava Chiquito.

Com um pincel velho e uma pá de lixo os rapazes taparam os respectivos narizes e coletaram algumas das mais frescas e quentinhas titicas de vaca.

Ato contínuo Nico com o pincel besuntou de alto a baixo o poste, enquanto seus irmãos ficavam de tocaia observando a chegada de Chiquito.

Retiraram-se a tempo e do outro lado da rua ficaram observando a chegada da vítima.

Não deu outra, Chiquito como sempre se encostou com vontade no poste e imediatamente sentiu o cheiro e percebeu que seu terno e calça imaculadamente brancos estavam de alto a baixo sujos e cheirando a titica.

Ele olhou para o outro lado e viu sua Bibí surpresa e os rapazes gargalhando.

O fim da história é que Chiquito ficou muito mais cuidadoso, levou na esportiva a brincadeira, se aproximou dos rapazes e algum tempo depois oficializou o namoro com Bibí.

Há males que vêm para o bem já diz velho ditado.

Se não fosse a titica de vaca e o espírito esportivo de Chiquito esse final feliz talvez não tivesse acontecido e essa história não seria escrita pelo neto mais velho de Nico.

Rogério Vianna
Enviado por Rogério Vianna em 22/09/2020
Reeditado em 22/09/2020
Código do texto: T7069592
Classificação de conteúdo: seguro