FECHE SEUS OLHOS

Alguns dias atrás, estava vendo um programa de tv, onde mostravam uma cena de reintegração de posse, máquinas estavam destruindo barracos sob um viaduto, e o motivo, as pessoas não estavam seguras. Em meio a toda destruição e tristeza dos desabrigados, um choro doído de um pai, me fez chorar também. Ao ser entrevistado, via-se no seu olhar mais, que a tristeza de um homem, sem um lar, do que a vergonha de estar desempregado, do que a frustração diante da esposa, o que não vou me atrever a nomear, olhar da filha, sem entender o que se passava. Me coloquei, a pensar, como posso fazer parte de uma sociedade, que leva um cidadão, a este nível de humilhação. Não bastasse sentir inútil, a reportagem mostrava, ele, filha e esposa catando alguns pertences que poderiam carregar. Meu Deus, estamos em meio a uma pandemia, onde a insegurança está em todo lugar, estavam numa das cidades mais violentas do país, e foram juntamente com outros "moradores" colocados na segurança das ruas da maior cidade brasileira, quero crer que a mais rica também. Algo está errado, não podemos ser inflexíveis, insensíveis e cegos. Me senti pior, quando desligue a tv, e encaminhei para o meu quarto dormir, e ao olhar para o teto, agradeci não estar naquela condição extrema de humilhação. Me pergunto, o que me faz melhor que aquele homem? Porque ele deve ser atirado aos braços das ruas, com esposa e filha? O que ele fez de tão grave, para sofrer tamanha provação?

Enquanto os amados pelo sistema, postam fotos de suas excentricidades, diárias de hotéis que uma vida inteira de trabalho não quitaria, carros luxuosos, mansões, uma grande maioria, não vê sentido em ser cidadão. Não se trata de ser comunista, mas humanista, para que todos tenham oportunidades, e que nos momentos extremos, a Senhora Justiça, olhe de soslaio para algumas situações, como faz para outras.

RRSabioni
Enviado por RRSabioni em 24/09/2020
Código do texto: T7071030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.