Estimado elevador

Refiro-me ao elevador, emprestando-lhe a qualidade de “estimado”, haja vista a preferência, quiçá pela maioria, a esse meio de transporte, que vez ou outra, pelo menos aqui onde moro, apresenta algumas complicações, embora sejam rapidamente sanadas pelos técnicos do assunto.

E por falar nisso, a minha primeira complicação, no tocante a esse estimado equipamento, ocorreu quando, na mocidade, eu andava pelejando nos concursos públicos (eu achava e continuo achando elegante esse título: “funcionário público”, hahahaha), até que em uma das provas de conhecimentos gerais, que não passavam de “pegadinhas”, para testar a capacidade de raciocínio do candidato, veio a seguinte questão:

“Qual é o meio de transporte que não faz curva?”

Olha bem, que se tratava de questão aberta. Nada de marcar com “x” a alternativa correta. O candidato tinha de raciocinar e escrever a palavra “elevador”.

Ai, meu Deus! Foi um exercício de raciocínio daqueles, de sair faísca, para se chegar à conclusão de que a resposta era tão somente “elevador”.

Eita foi a discussão, depois das provas, entre os candidatos. Deu o que falar, inclusive em relação a mim, que fiquei surpreendido e atônito diante da resposta, digo de passagem, tão óbvia. Hahahaha.

Voltando à atualidade do estimado elevador, percebo que esse equipamento se trata de um meio alternativo, sendo as escadas o principal, pelas seguintes razões:

- eu, por exemplo, prefiro as escadas, deixando o uso do elevador para algumas ocasiões que a situação exigir;

- quando tenho um compromisso inadiável, com hora marcada, dou preferência às escadas; pois não correrei o risco de ficar agarrado no elevador, caso ele estrague ou a porta não abra;

- deixo o elevador para as ocasiões mais relaxantes, ou seja, para os passeios sem pressa, quando fica até divertido ler um jornal, ou uma revista, ou um livro, ou ouvir uma boa música, ou participar de um bate-papo, trancado num elevador, aguardando a chegada da assistência técnica, hahahaha;

- é óbvio que o elevador, apesar de ser um meio alternativo, trata-se de um equipamento mais que necessário, haja vista a prioridade de cada caso ou situação.

Agora, diante dessa breve exposição, entendo que, até mesmo por motivo destes tempos de pandemia, dar preferência às escadas é uma questão de sobrevivência. Evita aglomerações, exercita a musculação e melhora a respiração. (Sem esquecer o uso das máscaras, que é extremamente necessário nestes momentos pandêmicos)

É claro, sem desprezar o estimado elevador.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 24/09/2020
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T7071098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.