Meu nome a zelar

Com tempo, nós Homo sapiens ou seres humanos, diferentes dos animais irracionais, desenvolvemos uma linguagem com base em alfabetos, e passamos a nos comunicar com mais facilidade. E demos nomes a tudo ao nosso redor, como plantas e animais e a nós mesmos. Até as cores ganharam nomes. Um nome é uma combinação de sons e letras. A maioria dos nomes têm uma história e um significado.

Também passamos a ganhar nomes e sobrenomes próprios conforme as nossas aptidões e religiosidade. Por exemplo, José “aquele que acrescenta”, Pedro “pedra”; Carlos, “homem guerreiro”; Antônio, “valioso”; Silva, “floresta”; Maria, “senhora soberana” e Sara “princesa”. E a partir de um certo período passamos a ser registrados no nascimento com nomes escolhidos por nossos pais. Minha mãe queria que meu nome fosse Evandir, que não tem um significado; mas o nome escolhido por meu pai prevaleceu. Alguns nomes como João, Sebastião e Alonso constam em dicionários como substantivos masculinos sinônimos de ingenuidade e burrice.

Conforme o dicionário de língua portuguesa, Alonso é um substantivo masculino que significa parvo, pateta e tolo, e alguém que atua muito devagar, sem pressa. O nome pode influenciar em nossas vidas, mas é apenas um nome. Talvez pelo nome Alonso, eu seja meio ingênuo, falo e rio sozinho, sou tímido, e vivo no mundo da Lua, cheio de sonhos e ilusões. Por isso, fui enganado e rejeitado e ganhei muitos apelidos na infância e juventude. Continuo tranquilo e sem pressa mesmo depois de adulto. Não devo nada a ninguém, só a Deus, pela vida. Muitos espertinhos se deram mal! O meu nome só fez me ajudar, e tenho muito que zelar por ele. Na verdade, o tolo, quem anda devagar, sem pressa, que é tímido, que não interage e evita aglomeração de pessoas, que é mal visto, não é o menos inteligente, pelo contrário.

Por outro lado, segundo o dicionário de nomes próprios, Alonso significa “aptidão para a nobreza” ou “apto para ser nobre”. Alonso é um nome e sobrenome muito usado nos países de língua espanhola. É o caso de Fernando Alonso, 39, piloto espanhol bicampeão de Fórmula 1, e de Alícia Alonso, bailarina cubana, 21-12-1920 a 17-10-2019. A versão portuguesa de Alonso é Afonso, e em inglês é Alonzo. O meu irmão 2 anos mais novo que eu, se chama Afonso.

O meu sobrenome Rodrigues é de origem portuguesa e significa “filho de Rodrigo”. A terminação “es” comumente indicava a descendência de família Rodrigo. Entre os séculos XIV e XV surgiram as primeiras famílias com um patriarca Rodrigo, e que fizeram parte da Corte. A versão espanhola é Rodríguez. Hoje em dia é um sobrenome comum em muitos países de língua portuguesa e espanhola. No Brasil o 5º ex-presidente não só assinava como ficou conhecido como Rodrigues Alves. Nelson Rodrigues foi um importante escritor pernambucano radicado no Rio de Janeiro. E o saudoso Jair Rodrigues, cantor paulistano, também muito conhecido, dentre outros.

Em 1981, época de ditadura militar, com 20 anos de idade e com apenas a 7ª série do antigo ginasial no currículo passei no concurso de soldado da Polícia Militar de Goiás. Como não poderia deixar de ser o regime militar nos quarteis era duríssimo e os alunos sempre perseguidos, e mulher não podia entrar. O meu nome de guerra era Pimentel, que significa “campo de pimenta”. Éramos 4 pelotões, havia muita correria, mas eu estava no auge da força física, corria quase que diariamente e não cansava de fazer barras e flexões. Era testa do primeiro pelotão, era muito calado e passava desapercebido. Certa vez um sargento me dizia: Pimentel, você tem muita resistência, não se dá por vencido, muito bom! Nunca ficara detido. No final do curso por ter ficado entre os 10 melhores fui lotado no Batalhão de Trânsito. Faltou estudo para seguir carreira. Em 31-01-1986 concluí o curso de Cabo, e no mesmo ano optei por deixar a PM e ir para a reserva não renumerada, por não usar a farda nem cortar o cabelo de 15 em 15 dias. Mas, ficaram as boas lembranças, e tenho saudades...

Goiânia, 03-09-2020.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/09/2020
Reeditado em 26/09/2020
Código do texto: T7072029
Classificação de conteúdo: seguro