ENLUARADO

Hermínio Bello de Carvalho apelidou a Elizeth Cardoso de “Enluarada”. Realmente todos gostavam da “Divina” com gostam da lua. É uma preferencia mundial.

Inclusive eu faço parte desta multidão. Gosto de sentir, cantar e admirar, junto com os milhões de poetas e sonhadores como eu, uma noite de luar, tanto que fiz uma música querendo, desejando, necessitando mesmo de um luar.

A música que, por sinal, não foi feita em uma noite de luar ficou assim:

EU QUERO UM LUAR

(Almir Morisson)

Anoiteceu,

Esta noite eu quero um luar

Uma luz que te possa mostrar um caminho

Vereda de paz de amor e ternura

Que traga teu cheiro pra ser meu vizinho

Eu necessito uma lua cheia de carinho

Tirando da noite e da vida a negrura

Uma lua que encante o meu canto sozinho

E que deste canto me dê partitura

De prata que seja esta lua

Repleta de acordes seletos

Enchendo de belas canções o meu pinho

Que seja tomada de sonho e doçura

Que cuide do peito tirando a agrura

Que ponha meu choro só no cavaquinho

Eu necessito um luar...

Às vezes procuro nos calendários quais os dias de lua cheia para fazer ou incluir alguma programação em que possa inserir a beleza do momento.

Assim ocorreu uma vez, mas não encontrei nenhuma programação que pudesse se encaixar na provável esperada beleza da noite.

Olhei na sacada de casa e qual foi minha surpresa. A noite estava escura. As nuvens opacas bloqueavam completamente a possível brancura do céu.

Não tendo o que fazer, recolhi-me aos meus aposentos e comecei a tocar meu violão lembrando e cantando algumas músicas que havia composto.

Nova surpresa. Assim que acabei de tocar “Eu quero um luar”, abri as cortinas e olhei pela sacada a frente do meu quarto e a lua estava esplendorosa. Os raios prateados envolviam toda nossa madrugada.

Na reunião seguinte do Clube do Camelo que é onde cantamos, tocamos e mostramos nossas com posições para os colegas do clube, perguntei a eles se podia contar uma mentira. Todos ficaram atentos e comecei:

- Lembram daquela lenda dos ameríndios que têm uma música de chamar chuva que cantam todas as vezes que precisam de água para ajudar nas suas culturas e colheitas?

Pois eu também fiz uma musica de chamar lua!

E aí contei a história que tinha acontecido, mas não ressaltei a coincidência que tinha havido, jurando que a música é que tinha chamado a lua.

Eles entenderam a brincadeira, mas a música ficou por aí. Espero que com o tempo todos gostem, pois eu gostei...