TUDO QUE TINHA JÁ DEI

Sempre fiz minha declaração de imposto de renda. Tenho mais confiança em mim do que em qualquer contador, sem que isso seja algum menosprezo à profissão, mesmo porque, se alguma vez o "leão" me quiser prender junto com ele na jaula, ou como ele chama na “malha fina”, eu tenho argumentos para explicar o que fiz. Várias vezes já fui chamado e em todas as vezes foi aceita minha explicação.

Agora em 2020 quando estava fazendo minha declaração de ajuste do leão, ouvia uma musica portuguesa, estilo do qual gosto muito, chamada “Fortuna”, composta e interpretada por António Zambujo, um dos melhores cantores em língua portuguesa da atualidade. Digo em língua portuguesa pelo fato de além do Zambujo ser um dos melhores cantores de fado, também é um excelente intérprete de música popular brasileira.

A musica que Zambujo cantava começava: “Não tenho nada em meu nome, só mesmo o fado que faço...”.

Percebendo que, em minha declaração de bens, eu havia passado, em vida, a maioria de meus bens, pelo menos os mais valiosos, para meus filhos, dos dois casamentos, garantindo também a saúde financeira das minhas duas esposas, a ex e a atual, tive vontade de escrever uma letra de música ou uma poesia, como quer que vocês queiram chamar, que falasse sobre o assunto, embora com um enfoque diferente da do Zambujo.

Sempre que aparece um tema ou um mote faço isso e deixo o tempo e a inspiração musicarem. Nem sempre vira música, mas a letra fica no arquivo da memória.

Assim ocorreu dessa vez e a coisa saiu assim:

TUDO QUE TIVE JÁ DEI

(Almir Morisson)

Tudo que tive já dei

Não tenho nada em meu nome

Só tenho esta cantoria

E o tempo que ainda me resta

E mesmo assim o meu canto

Eu uso numa seresta

Quanto mais dou mais eu ganho

Pois tudo fica comigo,

Com meus genes, meus irmãos

Poesias que dou cantando

Voltam pro meu coração

Não tenho nada em meu nome

Mas não me arrependo não

Dei amores, bens e dores

Mas tudo que dou cantando

Volta pro meu coração

Tudo que tinha eu já dei

Pras mulheres que eu amei

Pros filhos que já criei.

Não tendo mais nada não

Pros amigos dei canções

Não tenho nada em meu nome

Mas sou feliz em saber

Que até o meu coração

Eu dei de papel passado

Pras pessoas que eu amei

Ananindeua 25/03/2020

A música? Continuo esperando pela inspiração...