APESAR DE NOSSO CANSAÇO

Eu queria muito fechar os olhos e poder cantar o “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia...”, mas acho que até o Chico já perdeu a vontade de lutar. O pior é ver esses caras que tanto brigaram pela democracia estamparem a sujeira política nas páginas dos jornais. A democracia foi um sonho lindo que nos foi roubado pela nossa própria ganância, toda essa miséria é também um pouco nossa.

Como dói ver a impunidade cotidiana, a podridão sofisticada daqueles que enriquecem com o dinheiro público, que desviam recursos de hospitais e escolas. Como dói sentir o cheiro mal da pobreza que assola milhões de pessoas, que não tem nem comida, que faz da violência diversão e que não tem a mínima oportunidade de apreciar a arte.

Estamos cansados de esperar o dia nascer feliz. Estamos irremediavelmente cansados de calar e seguir bovinamente nossa ingênua caminhada. Estamos cansados de sentirmos saudades de um tempo que não foi tão bom assim. Estamos dolorosamente cansados do desamparo, das filas dos hospitais, de uma justiça de faz de conta. Estamos cansados até de estarmos cansados...

Eu gostaria mesmo de dizer: daremos as mãos, uniremos nossas forças, mas também estamos cansados desse papo. Contudo apesar de todo cansaço devemos seguir. Acho que uma boa forma é que possamos ser conscientes, que paremos de fazer as coisas no automático, sem refletir. Pouco a pouco paramos de pensar, deixamos que os outros fizessem isso por nós e as consequências foram terríveis. Mesmo cansados sejamos conscientes, ainda que conscientemente cansados.