A heroína dos imensos cabelos está de volta em grande estilo

Sailor Moon desbancará os super-herois norte-americanos?

Outro dia consultei os números do coronavírus no Japão e fiz uma constatação surpreendente: morreram menos de 1.600 pessoas. Isso apesar da enorme população do arquipélago. Em suma, em comparação com muitos outros países o Japão vem se saindo bem no enfrentamento da crise sanitária.
Parece, portanto, que não deverá haver problema na anunciada estréia das duas partes, nos cinemas japoneses, da animação de longa-metragem "Sailor Moon Eternal, the movie" ("A Eterna Sailor Moon, o filme"). A Parte 1 estréia dia 8 de janeiro e a Parte 2, dia 11 de fevereiro.
Do Japão, onde for possível, a obra de Naoko Takeushi irá para outros países e provavelmente chegará no Brasil. Nos Estados Unidos a chance é muito grande, pois lá a Sailor Moon é extraordinariamente popular.


Lutando juntas contra o Mal, em defesa da Terra e da Humanidade, mãe e filha invocam o poder da Luz

A Princesa da Lua Branca representa uma radical alternativa aos assustadores super-herois norte-americanos da Marvel e da DC, que vivem num universo de violência, teratologia, caos e um cinismo crescente.
Em primeiro lugar Sailor Moon é espiritualizada, contrastando com os heróis materialistas dos Watchmen, Vingadores e outros personagens dessa linha. Símbolos xintoístas e cristãos atravessam a série de Sailor Moon. Aliás, antes de ser desenhista, Naoko Takeushi foi sacerdotisa xintoísta.
Em segundo lugar ela não transmite violência e sim amor, sendo mesmo conhecida como a Guerreira do Amor e da Justiça. No fim das contas qual o super-herói norte-americano que fala em amor? Sailor Moon exalta a amizade entre as heroínas - as sailors Mercúrio, Marte, Vênus e Júpiter, todas unidas em torno de Sailor Moon, bem como o amor romântico entre Sailor Moon e Mamoru Chiba, e o amor materno e filial entre Sailor Moon e Chibiusa, e o amor pelos animais nas figuras dos gatos lunares Luna e Artemis.
Em terceiro lugar Sailor Moon consegue ao mesmo tempo ser sábia e ingênua. Se no passado os super-heróis dos USA - os mais tradicionais - ainda podiam ser ingênuos, filmes recentes como "Batman versus Superman" mostram a que deplorável condição eles foram reduzidos. Pior, as crianças se alimentam com personagens que fazem mal até aos adultos. Procurem reparar nas capas das revistas do gênero em nossas bancas, cheias de imagens confusas, pavorosas e transmissoras de ódio e intolerância
Sailor Moon, a genial criação de Naoko Takeushi, que surgiu em 1991 e veio para ficar, representa uma guinada para o amor, a amizade, a ternura, o humor e o verdadeiro heroísmo que não quer esmagar os inimigos mas proteger os amigos.
Na década de 90 foram lançados mais de duas dezenas de volumes de mangás, a base da história, um seriado televisivo de animação com 200 episódios, três animações de longa-metragem para o cinema e começaram a ser produzidas as óperas, lindamente interpretadas nos teatros japoneses.
Na década seguinte veio o seriado de tv em imagem real, um especial desta série em longa-metragem e mais óperas até 2005.
Na década atual as óperas foram retomadas em 2013 e lançado o novo seriado de animação, "Sailor Moon Crystal".
Além disso foram produzidos diversos fanfilmes nos Estados Unidos, em desenho e em ação viva.
É muito material, uma personagem torrencial que conquistou o mundo.



As Guerreiras do Bem, do Sorriso e da Alegria: Sailor Mercúrio, Sailor Marte, Sailor Moon, Sailor Vênus e Sailor Júpiter

No endereço abaixo você pode assistir uma vinheta do YouTube sobre este próximo lançamento duplo. São pouco mais de três minutos. Logo no início aparece a vilã Zircônia, que se apresenta ironicamente e com seu riso arrogante. Mas o mal logo sai de cena dando lugar à luminosidade de Sailor Moon e suas companheiras, ao som de "Moonlight densetsu" (A lenda da luz da Lua).




Naoko Takeushi, a desenhista que criou a franquia Sailor Moon em 1991, é também produtora dos dois novos filmes

Será 2021 a hora e a vez de Sailor Moon? A heroína que usa o poder da luz poderá se firmar como a maior super-heroina do mundo, aquela que prefere purificar os inimigos a destruí-los. Os clichês da Liga da Justiça e outros grupos ainda mais chegados à violência já deram o que tinham que dar e tais personagens são por demais nefastos e deseducadores.
Vamos aguardar "Sailor Moon Eternal". Clique abaixo para assistir a vinheta.

https://www.youtube.com/watch?v=JOq81joYQXM

"Através do tempo a luz da Lua envia uma mensagem de amor."
(Sailor Moon)