COMPARAÇÃO ENTRE FILHOS

Por diversas vezes, ao presenciar algumas cenas, me pergunto : Por que os pais tendem a comparar os filhos? A comparação ocorre de forma consciente ou inconsciente? Como se sente o filho comparado?

Ao analisar a primeira pergunta, cheguei à conclusão que os nossos pais são seres humanos comuns passíveis de erros e acertos como qualquer outra pessoa, possuem afinidades e preferências, são vaidosos, projetam nos filhos algo que não conseguiram realizar durante toda a vida, mas infelizmente eles não admitem isso, e cabe a nós compreendê-los.

Na segunda questão, acredito que a comparação pode ser tanto consciente, quanto inconsciente. O problema da comparação é que sempre um ganha e o outro perde, nunca é equivalente, por este fato, a contribuição desta atitude pode ser positiva ou negativa.

Por fim, como se sente o filho comparado? A resposta com certeza é nada confortável. É muito comum ouvir frases do tipo:

" Você deveria seguir o exemplo do seu irmão".

"O seu irmão estuda e você não".

Outras frases, comparando um filho com o outro, falando para outras pessoas :

" Fulano é bem sucedido, tem um bom emprego...já Sicrano, estuda tanto e não consegue nada."

" Fulano é tão trabalhador mas Sicrano é tão preguiçoso."

Caro leitor, você já ouviu ou falou alguma destas frases? Caso tenha ouvido ou falado, vamos refletir como reagiria se estivesse no lugar deste filho. É importante observar que as palavras de pai e mãe são muito poderosas, tanto podem colocar um filho para cima, quanto para baixo, os traumas desenvolvidos através de palavras duras não são privilégios apenas da infância, na fase adulta também pode causar um grande estrago.

Para concluir, solicito aos senhores pais que não comparem seus filhos desta forma negativa, lembrem-se que todo ser humano é diferente do outro, em personalidade, em conquista, pois cada um vai seguir o seu caminho e as oportunidades serão diferentes. Procurem ressaltar sempre o lado positivo, e o que tiver de negativo, trabalhar junto para melhorar até esgotar as alternativas, mas não comparem.