EU, EU E MAIS EU...

"O homem (ser humano) é a medida de todas as coisas já dizia o filósofo grego Protágoras." Ao colocar o ser humano no epicentro de tudo que há no universo, o filósofo grego acertou se aceitarmos que no sentido bíblico o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus, ou seja, diferente de tudo que há em sua criação, mas também errou no sentido de que com isso fez do homem um narciscista de plantão. Mas a grande questão é que o ser humano não está nem além do que acha que é e nem aquém do que verdadeiramente é. No sentido do aquém não há tanta dificuldade em se resolver. O problema todo mesmo esta no sentido do além. Vejamos: Já é clichê dizer que o mundo pós moderno é pautado no relativismo onde não existem verdades absolutas (como então acreditar e confiar que a verdade de que não há absolutos é de fato uma verdade?🤔) assim sendo, todo homem é senhor do seu próprio destino. Tudo em nossa sociedade atual está sendo elevado a categoria de experiências próprias e individuais não importando e nem se levando em consideração nada ou quase nada considerado como bom senso (ex: coletivismo). E quando esse EU é alçado a categoria de uma "divindade," inevitavelmente o ser narcisista é despertado tendo como resistência tudo aquilo que for considerado autoridade sobre ele (pais, Estado, Deus, deuses ou qualquer outra divindade). Esse Eucentrismo levado às últimas consequências automaticamente leva também ao extremo do individualismo e uma sociedade extremamente individualista (aqui a discussão a respeito de ideologias liberais e comunistas não entram em questão) gera uma sociedade violenta, pois já que tudo está pautado no EU, o NOSSO é desprezado. Para finalizar, faço uma pergunta aqueles amigos e colegas que são altamente humanistas: Vocês acreditam (na verdade é fé mesmo) piamente que o ser humano pautado único e exclusivamente em si é capaz de responder a todos os dilemas éticos, morais, políticos, sociais e espirituais que há séculos incomodam a humanidade?

Danilo D
Enviado por Danilo D em 03/10/2020
Código do texto: T7078295
Classificação de conteúdo: seguro