A CULPA SEMPRE É DO OUTRO

Durante as minhas observações, percebo que às vezes, nós não temos a coragem de assumir determinados erros e acabamos culpando os outros, por isso as relações familiares e de amizade, ficam abaladas. Acredito que seja uma forma de justificar o orgulho, ou medo de alguma punição, seja ela emocional ou material.

Precisamos entender que sempre cometeremos erros ao longo da vida, pois somos seres humanos e ninguém é perfeito, não deixaremos de ser aprendizes independente da idade ou profissão, o importante é aprender com eles e seguir em frente, o que não pode, é persistir no mesmo erro.

É necessário o reconhecimento de um erro, pois considero uma atitude de coragem. Pessoas que não possuem esta capacidade, geralmente mergulham num ar de superioridade porque acham que são melhores que outras. Fica bem claro, em determinados comportamentos, o mal que isso pode causar, pois alguém sairá prejudicado ou magoado.

Para refletir, é relevante entender que ao cometer algum deslize, a honestidade é o melhor caminho apesar das consequências, mas não cabe a nós condenar o outro por uma falha nossa, não querer para o próximo aquilo que não queremos para nós é bastante pertinente, o ideal seria procurar monitorar os nossos atos e parar de dizer que a culpa sempre é do outro.