FELICIDADE X SITUAÇÃO FINANCEIRA

Resumo:Ponto de vista crítico sobre a relação entre estabilidade financeira e felicidade.

A felicidade é algo que o ser humano busca de forma permanente porque está ligada a vários fatores como por exemplo : necessidade de reconhecimento, seja profissional ou pessoal, estabilidade financeira, boa saúde, etc. No entanto, é importante salientar que cada pessoa enxerga a felicidade de maneira diferente pois para muitos, uma boa situação financeira é a motivação para uma vida feliz, para outros, um sentimento de bem estar independente de problemas é o suficiente para ser feliz.

De acordo com o tema em questão, venho expor o meu ponto de vista crítico com relação à felicidade. Acredito que dinheiro traz sim felicidade e muita, sendo bem administrado, claro. É muito comum ouvir a seguinte frase : “Dinheiro não é tudo”. Concordo que pode até não ser tudo, pois não está acima das nossas famílias e nem das nossas relações de amizade, mas defendo que corresponde a 90% de tudo. Mais uma vez lembro das palavras dos pais na infância que diz o seguinte : “Estude para ser alguém na vida”...Na verdade eles querem dizer : Estude para ter dinheiro. Infelizmente, esta última frase, para uma boa parte das pessoas, é um peso que se carrega para o resto da vida e com certeza, traumatiza.

Diante da situação em que vivemos hoje, com o surgimento desta pandemia, ao assistir as reportagens fico triste, vendo aquelas pessoas enfrentando filas imensas para conseguir o auxílio emergencial, que muitas vezes nem conseguem. E as filas dos ônibus? Que terror ! Daí pergunto : É possível ser feliz assim ? Há quem diga que sim, e respeito a opinião, mas não aceito esta condição desumana. O ser humano tem pleno direito ao bem estar físico e mental, bem como o suprimento das suas necessidades materiais.

Confesso que não tenho a intenção de passar uma imagem capitalista, apenas procuro analisar racionalmente um determinado fato, observando a realidade, o comportamento das pessoas e a motivação delas. Os mais pobres e esforçados sonham em não ter que contar trocados. Os mais ricos querem cada vez mais. O ideal seria o equilíbrio entre o emocional e o financeiro, mas quando isso não acontece, cheguei a conclusão que para a maioria, uma boa situação financeira, contribui sim para a satisfação pessoal e como consequência a felicidade.