Dia do Nordestino II

Começo citando aquele que mais divulgou o Nordeste, através de suas músicas, o nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga: "senhor repórter já que está me entrevistando / vá anotando pra botar no seu jornal / que o meu Nordeste está mudado / publique isto pra ficar documentado. / E sai enumerando os sinais de progresso dos diversos estados nordestinos, assim como: "Caruaru tem sua universidade / Campina Grande tem até televisão / Jaboatão fábrica jeep à vontade / lá em Natal já tá subindo o foguetão / em Alagoas o petróleo tá jorrando / em Sergipe se furarem também dá / publique isto que estou lhe afirmando / que o meu Nordeste desta vez vai disparar."

Considerando o tempo já decorrido depois dessa musica, mais de meio século, é evidente que a mudança foi extraordinariamente fantástica, pelo que nem precisamos mais enumerar. Não é à toa que a rede de Supermercado Bompreço adota como slogan "Orgulho de ser Nordestino". Em outras áreas, só vendo para crer. O sertanejo, "antes de tudo um forte", no dizer de Euclides da Cunha, migrou para o Brasil inteiro, quando o Nordeste ainda não lhe dava condições de sobrevivência. Forte é aquele que não se acomoda, "levanta-se e põe mãos a obra", como já dizia Shakespeare.

Em todos os estados por onde andei, encontrei lá um nordestino. Mesmo nos Estados do Norte e Centro-Oeste, não vi uma cidade que não tivesse um nordestino. Se não de outro estado, duvido que lá não tivesse um cearense. No Sudeste nem se fala. Imagine São Paulo e Rio de Janeiro. Mercado Municipal e Feira de São Cristóvão?

Se disser que foi lá e não viu um nordestino, é um visitante mal informado.

Puxando para a minha Alagoas, aqui tem história pra mais da conta. Sem especificar suas respectivas áreas, basta citar Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Guedes de Miranda, Aurélio Buarque de Holanda, Arthur Ramos, Hermeto Pascoal, Djavan, Marta, Zagalo e tantos outros nordestinos de fibra. Em Inteligência Artificial, algo da moda, há aqui um Professor da Universidade Federal que é destaque na América Latina. No que se propôs a fazer ele é o primeiríssimo. Nordestino arretado, que também honra o seu dia.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 08/10/2020
Reeditado em 08/10/2020
Código do texto: T7082619
Classificação de conteúdo: seguro