NOTA RESPOSTA DO MP SOBRE O TÉRMINO DA "LAVAJATO".

"Lava Jato rebate discurso de Bolsonaro sobre fim da operação e diz que frase indica 'desconhecimento'

Procuradores divulgaram nota nesta quinta-feira (8), um dia depois de o presidente ter afirmado que 'acabou' com a operação porque, no governo atual, não há corrupção a ser investigada. Força-tarefa diz enfrentar 'forças poderosas em sentido contrário'.

Por G1 PR — Curitiba. 08/10/2020 13h45 Atualizado há 20 horas

"Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo", diz Bolsonaro."

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro ter dito que "acabou" com a Lava Jato porque o governo "não tem mais corrupção" (assista no vídeo acima), integrantes da força-tarefa da operação no Paraná afirmaram, nesta quinta-feira (8), que o pronunciamento indica "desconhecimento sobre a atualidade dos trabalhos e a necessidade de sua continuidade".

Em manifestação por meio de nota enviada pelo Ministério Público Federal (MPF), os procuradores da República também disseram que a fala de Bolsonaro "reforça a percepção sobre a ausência de efetivo comprometimento com o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção". Citaram ainda que enfrentam "forças poderosas em sentido contrário".

No pronunciamento desta quarta-feira (7) no Palácio do Planalto, o presidente havia afirmado:

"É um orgulho, é uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação".

Bolsonaro deu a declaração em cerimônia sobre medidas para a aviação civil, enquanto elogiava a própria gestão – na qual, segundo ele, as pessoas são confiáveis e não há interessados em "criar dificuldade para vender facilidade".

Fala de Bolsonaro sobre Lava Jato faz parte de operação para 'apagar' Moro para 2022

No mesmo dia do discurso, havia sido deflagrada a 76ª fase da Operação Lava Jato. A ação mirou um esquema que movimentou R$ 45 milhões em propina e investigou crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro na área comercial da Petrobras.

"Corrupção endêmica".

Na nota enviada nesta quinta ao MPF, os procuradores da força-tarefa ressaltaram que a Lava Jato é uma ação conjunta de várias instituições no combate à "corrupção endêmica".

Disseram ainda que as últimas fases da operação demonstram como ela é "essencialmente necessária".

De acordo com os procuradores, o apoio da sociedade à Lava Jato e a "adesão efetiva e coerente" de todos os poderes da República são fundamentais para que o esforço destinado à operação continue e tenha êxito.

Os procuradores reforçaram o compromisso na busca da promoção da Justiça e da defesa da coisa pública– "apesar de forças poderosas em sentido contrário".

-------------------------------------------------------------------------------

O FOCO E O FANTASMA QUE AINDA ASSOLA E TRAZ PESADELOS É MORO, QUE FOI EMPURRADO FORTEMENTE E ASSIM ASSEDIADO PARA SAIR. CONSEGUIRAM. A HONRA NÃO NEGOCIA SUAS CONVICÇÕES. NÃO SE "RACHA" A HONRA DOS HONRADOS.

NINGUÉM VAI MUDAR O QUE O DESTINO RESERVA, NINGUÉM ACREDITAVA QUE OS CHEFES DE QUADRILHA IRIAM PARA A CADEIA, MESMO QUE POR POUCO TEMPO.

LÁ DEVIAM ESTAR TODOS, MAS SAÍRAM COM A LEI DE EXECUÇÃO E SEU REGIME, E A EXEGÊSE MOMENTÂNEA DO CUMPRIMENTO DE PENA SOMENTE COM TRÂNSITO EM JULGADO.

CONTINUAM EM SEUS CASTELOS COM TORNOZELEIRAS (?).

ATÉ QUANDO ISSO VAI PERDURAR?

HÁ UM PONTO DE NECROSE EM TUDO QUE SE MOVIMENTA NO MAL, AINDA QUE SEJA SUPERIOR EM NÚMERO. MAS OS ANJOS CAÍDOS UM DIA CAEM. TEMOS VISTO ISSO EMBORA NÃO COM A INTENSIDADE NECESSÁRIA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/10/2020
Reeditado em 09/10/2020
Código do texto: T7083442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.