Dostoiévski e Deus

PARA mim um dos argumentos mais sólidos sobre a existência de Deus não está na Bíblia e nem em nenhum livro religioso. Que fique claro que acho que crer na existência de Deus não é só um imperativo de fé. É mais do que isso é uma necessidade do ser humano. Uma necessidade básica de sobrevivência.

Volto ao livro de Dostoiévski que fala na existência de Deus de uma forma luminosa e inquestionável. Refiro-me ao romance "Os Irmãos Karamazov", no capítulo da grande reflexão de Ivan. Ele diz num trecho: "Se Deus não existisse tudo seria permitido!". BINGO.

Vejam bem, se a maioria dos homens e mulheres não acreditassem em Deus, nem acreditassem e nem temessem, o que seria do mundo? Não haveria mais mundo porque oque modera o instinto destrutivoé o temor e a crença em Deus, em essa crença omundo já teria ido pro beleléu há muito tempo. Alguém tem alguma dúvida?

Devo também lembrar que Dostoiévski era cristão. Ninguém escreveria tão bem sobre a condição humana e as fraquezas das pessoas, sua capacidade de redenção se não fosse cristão. Sempre que releioos romances dele a minha fé robustece. Juro.

Sem Deus não haveria a civilização. Não haveria nada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/10/2020
Código do texto: T7084117
Classificação de conteúdo: seguro