CRÔNICA INDIGESTA

Manhã de sábado e eu acordo cedo, preparo meu chimarrão enquanto minha mulher passa o café. Conversamos um pouco sobre coisas corriqueiras e depois que ela sai para trabalhar eu pego meu livro de coletânea de poemas de autores desconhecidos do Brasil para ler na frente da minha casa enquanto degusto tranquilamente o meu chimarrão.

Logo começam a conversar uns vizinhos do outro lado da rua. Puro senso comum... até que o “tiozão” que vive com o rabo cheio de cachaça todo final de semana começa a falar do Marcelo D2 que tinha ido prá Califórnia comprar maconha... O outro segue concordando até o que tiozão lança essa:

- Por que que ele não vai prá Cuba fumar lá? – o outro vizinho ri gostosamente e já emenda com um Coréia do Norte e etcs...

No mesmo instante eu me lembro de um amigo de longa data que reencontrei há pouco tempo. Tínhamos combinado de fazer um churrasco e quando ele veio me presenteou no mesmo dia com uma cachaça. Neste dia, quando fomos ao supermercado, entre os vários assuntos que conversávamos ele me sai com essa:

- Por mim esses viado tinha que matá tudo!

Sabíamos que no passado ele fazia uso dos serviços de travestis, então conclui que fosse coisa mal resolvida e procurei argumentar tranquilamente sobre o mesmo direito à vida de todos nós independentemente da opção sexual. Ao perceber um desconforto resolvi mudar de assunto e o dia seguiu adiante.

Um outro conhecido, professor de educação física, numa postagem no Facebook exibia orgulhosamente sua descendência italiana e perguntava num post pretensamente irônico: “Meus antepassados também chegaram aqui em navios, mas por que eu não tenho direito à cota?”

Isto me fez lembrar de meu irmão, religioso convicto que praticamente cortou laços comigo por eu ser agnóstico. Felizmente minha irmã não seguiu este caminho, mas toda vez que nos vemos acabamos bebendo demais.

Neste momento já não consigo mais concentrar na leitura. Pego meu livro, celular, garrafa de chimarrão e cuia e volto para dentro de casa. Ao ligar a TV me deparo com um sujeito dizendo que não existe mais corrupção no país...