SUPER-HERÓI ENTRA EM AÇÃO MAIS UMA VEZ

Sabe aquelas histórias em quadrinhos, aqueles desenhos animados do século XX, aquelas séries marcantes do início dos anos dois mil? Era pelo dia e à tarde, um movimento de tempo e espaço que envolvia a alma de quem estivesse assistindo. Um garoto, seu primo, sua avó, sua tia, seu avô, sua família. Sonhos e desejos, devaneios, saudades.

Na porta do quarto, a entrada da lembrança, com uma banca de madeira e uma televisão da Philco - ou era Phillips? Quem sabe, outra marca... -, com um controle que não parava quieto, que era alvo de briga entre primos. Havia um encrenqueiro-mor que tudo queria tomar.

Passava uma série de super-herói, uns desenhos bem legais e atuais, a fome de aprendizado, um quadro e um nome com dificuldade de ser feito. A letra "e" era escrita ao contrário... Engraçado lembrar que havia uma maleta onde nela tinha um papel, ou vários, em que se estava escrito a letra "e", todas ao contrário.

Era um pouco de chatice pelo controle, que o primo tomava conta. Um pouco de vontade de ir pra casa da avó, onde tinha mais primos, mais familiares. Era uma tia que dava tudo, até carrinho motorizado quis dar.

O que se sabe dessas cenas é sobre um herói, o Super Tudo, como ele gostava de ser chamado. O primo brincava, junto com seu amigo, dizendo ser um sanduíche de lanchonete. Sobre quem queria ser picado por uma aranha para se tornar alguém incrível, poderoso. Queria impressionar as meninas, queria bater de frente com os meninos.

Era quem rezava o terço com a avó nas caminhadas matinais, quem ia para a feira junto com ela. É quem se fez assim, um super-herói.

Ele lembra de ser super-herói às vezes, só que sua identidade secreta parece um tanto apagada. Um vilão já quis derrota-lo, já o fez com muito sucesso.

Mas esse super-herói, hoje aposentado, ganhou o poder de viajar de volta para o passado, onde vive sua expectativa, sua emoção. Ele está aqui, agora, falando com você, mas não quer se revelar.

É super, é imbatível, pois o seu maior poder é ser ele mesmo. Ele é um super-herói para ele mesmo.

É só mais alguém que não quer derrotar seu inimigo, só quer conviver com ele. Super-herói entra em ação mais uma vez, pelo bem de todos. Eu sou super, e vou superar.