BOSQUE DOS EUCALIPTOS

Ao adentrar no Hospital de Messejana, do lado direito vislumbra-se uma majestosa área verde onde se destacam inúmeros pés da espécie de árvore da família dos Myrtaceae. Daí o nome: ”Bosque dos Eucaliptos”, em referência a popularmente conhecida espécie originária da Austrália. Entretanto, entre os eucaliptos podem-se apreciar outras dezenas de espécies arbóreas que emprestam ao local um matiz de variados verdes, trazendo aos que ali se encontram um ambiente de paz.

Permeando as árvores e arbustos pode - se ver uma vereda com a sugestiva forma de um coração no centro do bosque, além de outros pequenos caminhos ligando alguns equipamentos existentes: A academia da saúde; As mini clareiras com piso gramado e sombreamento próprias para convescotes recreativos; A área educacional configurada na sala de estudos ecológica, ao ar livre, recentemente instalada que empresta ao ambiente uma atmosfera de fruição de conhecimentos; A pista para caminhadas terapêuticas e, o seu principal equipamento, o Monumento em homenagem ao patrono do hospital, cujo nome resume a história desse nosocômio e encerra nele próprio toda lista de ilustres profissionais da saúde que contribuíram com essa trajetória vitoriosa desde o “Sanatório de Mecejana” até os dias atuais. Ali, ao contemplar a portentosa aquela estrutura de respeito, pode-se sentir todo o perpassar dessa história que caminha entre nós desde 1933.

A constatação da relevância do pequeno bioma em plena urbe é comprovada pelo ar puro que se respira e pela brisa fresca que sopra nos transmitindo uma sensação térmica mais branda. O que se percebe pelo o olfato provém do aroma desprendido das folhas dos eucaliptos caídas e esmagadas, as quais liberam óleo essencial com propriedades medicinais utilizados para aliviar a tosse, razão da plantação dessa espécie arbórea num hospital dedicado ao tratamento de doenças pulmonares desde remotas décadas. Completa o ambiente desse conjunto de vida vegetal os animais que povoam o local, resultando numa interessante diversidade de fauna, onde se avista pequenos mamíferos e muitas aves que, com seus sons, entoam doces melodias percebidas pela audição de quem frequenta aquele arvoredo.

Na orla do bosque, próximo à via que o margeia, pode - se vislumbrar ainda várias plantas de jardim com fortes coloridos ornando sua borda, a qual finda na estrutura física da entrada do Hospital, que apesar de remodelada mantém-se imponente, como que mostrando a força da necessidade de modernização, tal e qual as modernas práticas e avançadas tecnologias de saúde que aqui se aplicam aos pacientes. Os prédios que envolvem o pavilhão principal preservam os traços arquitetônicos originais desse histórico hospital que poderia ser cognominado: Hospital - Bosque - de - Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 11/10/2020
Código do texto: T7085212
Classificação de conteúdo: seguro