Será que estamos no caminho certo?

Olá, me chamo COVID-19. Apelidaram-me de “coronavírus” quando nasci em Wuhan, na China. Tenho apenas alguns meses de vida, mas fui capaz de me expandir pelo mundo todo e colocar a espécie humana em risco graças aos óbitos que provoquei.

Ter ameaçado a população em âmbito mundial fez com que todos vocês se retraíssem e me temessem, mas não só isso. Passaram a temer seus semelhantes, por recear que eles estivessem comigo e passassem a infectar vocês também.

Enquanto me espalhei por aí, vocês se recolheram em suas casas para evitar que o contágio fosse maior – uma vez que evoluí de epidemia para pandemia. Em questão de meses expandi minha atuação e agora sou tratado como ameaça global.

Todavia o mundo não apenas é habitado por humanos, certo? A natureza tem tomado medidas de reestruturação também, mas seria contra os humanos? A poluição tem diminuído, a emissão de gases poluentes (por parte dos humanos) diminuiu com a menor circulação de pessoas... Como estará o mundo depois que vocês retornarem e eu estiver controlado ou vocês tiverem achado a cura contra mim?

Muitos são levados comigo e expondo as fraquezas do sistema de saúde global que, a exemplo do ocorrido a mim, pode ter outras desagradáveis situações futuras para serem controladas – extinção da camada de ozônio e escassez de água, por exemplo.

Quais caminhos vocês estão tomando? Como os recursos naturais estão utilizando? Que nesses tempos em que eu estou aqui fora, vocês aí dentro possam repensar seus atos e tratar a morada atual de vocês com mais zelo, empatia e consciência socioambiental.