Visceralidade de presença!

Sou professora por opção. Não entrei no magistério por acaso. Eu escolhi este caminho depois de experimentar outra carreira.

São quase 30 anos de carreira, comecei aos 16.

Daqui a pouco me aposento, se deixarem( rsrs). Contando os dias para que isto aconteça . Acredito ( baseado na minha experiência e sentimento de hoje) que não sentirei saudades. Não porque não foi bom. Foi e está sendo muito gratificante. Mas tenho a sensação de dever cumprido.

Passaram por mim vários jovens, crianças e adultos. Talvez não tenha sido a melhor e a mais brilhante professora. Errei bastante, talvez tenha sido injusta com alguns nas minhas avaliações...Mas dei e continuo dando o meu melhor. Sempre respeitei e respeito o ser sentado à minha frente .Costumo dizer que somos gente lidando com gente.

Sou apaixonada empolgada, fora da casinha, faço caras e bocas, gesticulo, não sento nunca... Solta minhas frases únicas, caminho pela sala e me sinto em casa entre os meus. Presente de carne, osso e espírito . Sou intensa, talvez acelerada...Mas nunca me neguei a diminuir o ritmo...Tenho sempre histórias e exemplos pra contar...Às vezes exagero...kkkk

Então, neste dia, com coração agradecido eu digo que tenho orgulho de ser professora... Digo mais, tenho sorte que a maior parte de minha vida como professora atuei de forma tradicional. Presente e muito presente. Olho no olho, feedback ao vivo e a cores, broncas, lanchinho, café da tia Alice, bolinho surpresa...Como fui e sou abençoada !

Não é que não sei dar aula virtual, sei e estou dando com eficiência ! Não é que virtualmente não ocorra o aprendizado, acontece! Não é que não seja eficiente, é eficiente! Não é porque é modinha, com certeza veio pra ficar! É a nossa realidade ! Fato do admirável mundo novo.

Não falo de eficiência, rapidez, conteúdo, produtividade...Falo de relacionamento...Calor humano. Gosto disso!

Vamos nos acostumar? Sim. Lembra quando brincávamos na rua, tínhamos amigos de bairro, íamos à casa de vizinho e festinha americana? Bem... Isso existiu. Quase não existe mais! Mas nossos filhos estão aí ...Nunca fizeram isto e no entanto estão aí... Vida que segue...É o normal deles, amigos virtuais, encontros virtuais...Nova geração, outro estilo de vida... Quando contamos para eles nossas aventuras, eles nem imaginam o que foi viver nesta época.

Então, voltando a nossa profissão. Outros novos profesores serão formados para viver esta realidade, virtual. Outros novos alunos chegarão, virtual... Haverá outra escola, virtual...E vida que segue!

Mas nada substituirá a era que vivemos ... Não é questão de ser pior ou melhor... É questão de relação interpessoal, de socialização, de calor humano, de relacionamento mais profundo, mais difícil de deletar, excluir, apagar e bloquear... Querendo ou não dava tempo de dialogar, ficar de bem, resolver o mal entendido, esclarecer...Ter uma identidade mais difícil de se camuflar...Mais real...

Se a humanidade sobreviverá? Claro que sim! O magistério também? Acredito que sim! Mas será diferente...Virtualmente diferente... Sentiremos saudades de um abraço, de um aperto de mão...! Mas quem disse que não nos adaptaremos? Não substime a capacidade de um bom professor! Mas que vai ficar saudades dos " bons tempos"...Isto vai ! Quem viver, verá!

Ah! Esta minha visceralidade presencial!

Glória Alice
Enviado por Glória Alice em 16/10/2020
Reeditado em 16/10/2020
Código do texto: T7088497
Classificação de conteúdo: seguro