Roland Garros 2020 e Covid-19

Depois do dia 11-03-2020 quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a então epidemia da Covid-19 em pandemia por atingir mais de 50 países com milhares de mortes, muita coisa mudou no circuito do tênis assim como em outros esportes. Todos os torneios de tênis foram cancelados devido ao isolamento social imposto pelas autoridades para conter a propagação do novo coronavírus.

A expectativa era que a pandemia durasse só um mês, mas 5 meses se passaram e os casos de infectados só aumentaram embora o índice de mortes tenha diminuído. O mundo viu que era preciso aprender a conviver com a pandemia, senão haveria um caos na economia com efeito dominó na sociedade. Após 5 meses de paralização, os torneios de tênis voltaram com restrições de público, uso de máscaras, distanciamento e protocolos de higienização. A volta aconteceu na chamada bolha de Nova York, ou ATP Master 1000 de Cincinatti e Grand Slam de US Open.

O Grand Slam de Winbledon, Londres, Inglaterra, que aconteceria entre 29 de junho e 12 de julho foi suspenso assim como outros Masters 1000. O Grand Slam de Roland Garros, Paris, França, que aconteceria em maio na primavera em quadras de saibro, só foi possível acontecer entre os dias 21 de setembro e 11 de outubro, no outono, com restrições de público, 1000 pessoas por dia, uso de máscaras, distanciamento dos assentos, medida de temperatura e uso de álcool em gel nas mãos.

A mudança da data do Grand Slam de Roland Garros também alterou o andamento da competição, já que o outono de Paris é muito frio, média de 10 graus célsius e chove bastante, e com mais umidade a bola fica pesada, anda pouco, e os atletas acostumados com calor sentem mais. O frio afeta o aquecimento físico dos atletas. Por isso, houve muitas reclamações, desistências e até derrotas inesperadas. A tenista Victoria azarenka reclamou que não era obrigada a suportar tanto frio. Rafael Nadal também reclamou. A court Philippe Chatrier recém coberta, com capacidade para 15 mil pessoas, uma das 16 quadras do Stade evitou a prorrogação da maioria das partidas.

No simples feminino a final foi no sábado, 10, entre a polonesa Iga Swiatec, 19 anos, e a americana Sofia Kenin, 21 anos. Iga Swiatek que não era a favorita foi a vencedora, com parciais de 6-4 e 6-1. Swiatek é a primeira polonesa a conquistar um Grand Slam e a 2ª tenista mais nova a ganhar um Roland Garros, antes Monica Seles, sérvia, naturalizada norte-americana que conquistou Roland Garros em 1990, aos 18 anos. Outra polonesa de destaque foi Agnieszka Radwanska que se aposentou em 2018 e foi número 2 do ranking, e conquistou 22 títulos da WTA e ITF, mas nenhum Grand Slam. Nas duplas masculinas a final foi entre o croata Mate Pavic e o brasileiro Bruno Soares contra os alemães A. Mies e K. Krawietz. Os campeões foram A. Mies e K. Krawietz, com 2 sets a 0, parciais 6-3 e 7-5, e se tornaram ainda bicampeões seguidos.

No domingo, 11, foi a decisão das duplas femininas, e a húngara Tímea Babos e a francesa Kristina Mladnovic venceram a americana Desirae Krawczyk e a chilena Alexa Guarachi, por 2 sets a 0, com parciais 6-4 e 7-5. O encerramento do torneio foi com o simples masculino, duelo entre sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal. Nadal superou Novak por 3 sets a 0, com parciais 6-0, 6-2 e 7-5. Foi o 13º título de Nadal em Roland Garros, que se consolida como o rei saibro, e soma 20º título de Grand Slam se igualando a Roger Federer. Djokovic continua com 17 títulos. E a briga entre os três pelo recorde continua... Vale lembrar que os torneios da WTA (mulheres) só voltam ano que vem. Os torneios da ATP (homens) restam o ATP 500 de São Petersburgo, Masters 1000 de Paris e o ATP Finals de Londres. Se a pandemia deixar, é claro!

Goiânia, 12-10-2020

Alonso Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/10/2020
Código do texto: T7088722
Classificação de conteúdo: seguro