Rodrigo Brum: uma síntese do artista por dentro e por fora

Mesmo num momento angustiante, de pandemia, levando uma vida "pela metade", na maioria do tempo, " em casa" com a familia, em um tempo restrito e recluso, há certos acontecimentos importantes, que não podemos deixar de externá-los, de publicizá-los, de torná-los eternos.

Conhecia Rodrigo Brum nas páginas da Tribuna do Norte. Um chargista admirável. Um artista que consegue, através de sua arte, externar os anseios do povo; levando-nos à reflexão e à formação de uma opinião.

O cara transmite uma leveza de ser, uma simplicidade, uma criatura que condena o preconceito, a discriminação. Mesmo sendo carioca e, não esquecendo suas raízes, se considera um potiguar. Um dos nossos: "um comedor de camarão"( grifo meu)!

Não conhecia o outro lado da moeda: de onde veio? como chegou ao sucesso? O seu lado humano?

Também não tinha ouvido Rodrigo Brum se expressar, ou seja, eu conhecia sua arte , sua charge, sua escrita nas páginas dos jornais, mas seu jeito de se comunicar oralmente, pela fala, foi na live que vim a conhecer.

Pois bem, meus amigos, na live, que "me prendeu do começo ao fim", percebi que o "cabra" é tão bom nos rabiscos( como ele gosta de chamar suas charges), quanto na maneira de falar com o público! Além de demonstrar uma beleza interior de poucos.

Rodrigo Brum é tão bom no que faz, que mesmo não morando no eixo( Rio - São Paulo), consegue se destacar, há vários anos, com premiações em nível nacional.

Há muito a se falar sobre a grandeza da figura humana e artística de Rodrigo Brum, mas que não caberá numa crônica; talvez somente num livro.

Ontem parecia ser um dia como os tantos outros da semana. Mas a tardinha recebi uma caixinha entregue pelos Correios. Ao abri-la me trouxe a alegria: O livro atraente de Rodrigo Brum, TriBRUMna.

Um livro lindo, moderno; Dentro, charges maravilhosas e um autógrafo carinhoso!!

Há muito a se falar sobre a grandeza da figura humana e artística de Rodrigo Brum, mas que não caberá numa crônica; talvez somente num livro.

Finalmente agradecê-lo pelo ser humano que é, assim como ao amigo Gilberto Cardoso, professor, poeta, escritor e atualmente tão bom livista, que nos deu a oportunidade de conhecê-lo.

JOÃO MARIA DE MEDEIROS
Enviado por JOÃO MARIA DE MEDEIROS em 17/10/2020
Reeditado em 17/10/2020
Código do texto: T7089772
Classificação de conteúdo: seguro