Todo aquele que sinceramente deseja ser útil a seus irmãos, mil ocasiões encontrará de realizar o seu desejo. (O Evangelho Segundo o Espiritismo - Kardec, Allan. - Cap. XVIII - Não saiba a mão esquerda... - Itens 5 e 6: O Óbulo da Viúva).
Nos estudo dos ensinamentos superiores dos espíritos, surge essa passagem a par do óbulo da viúva que depositou no gazofiláceo duas moedas de 10 centavos privando-se do essencial para servir ao próximo.
Jesus usou desse exemplo para enaletecer a caridade sublime, desinteressada, que representa no sacrifício até do essencial para que o outro tenha o que lhe falta não possuindo aquele meios de obter o sustento a não ser pela ajuda.
A espiritualidade, conhecendo a dureza de nossos corações, coloca-nos a família como ponto de labor para que se desenvolva a caridade.
Bem sabido é que há pais que falham em suas missões, enquanto outros, em maioria, tudo fazem pelos seus filhos.
O treinamento na família é o preparo que cada ser enfrenta antes de conseguir abster de si mesmo em prol de uma melhor humanidade.
Nesse cadinho vamo aprendendo a dar mais ao outro nos privando, muitas vezes, até do essencial. Benditos os que agem assim, pois seu coração já amadurece.
Nessa numinosa lição também aprendemos que a caridade não é apenas doar bens ou dinheiro, mas dispor do tempo que temos em prol do próximo. Nisso a maioria cai em erro - e quantas oportunidades perdemos?
Não é tendo mais bens que seremos melhores, mais gentis e caridosos é assimilando as sublimes lições morais que Jesus fez-nos chegar através dos espíritos.
Paz e luz!