Cidadania e voto nas eleições

Uma das coisas que andam me chamando a atenção, nestes tempos eleitorais, pelo que convido o amigo leitor à reflexão, é a confusão que muita gente faz entre as expressões “exercício da cidadania” e “voto nas eleições".

Dentre as definições do dicionário on line da nossa língua portuguesa, cidadania é a condição da pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.

A cidadania, em si, vai muito além dos nossos sextos ou sétimos sentidos; mas, ao mesmo tempo, tão simples e de fácil aplicação no cotidiano.

Que façamos a nossa parte, no exercício da cidadania, começando pelas pequenas ações, tais como: não jogar papel no chão; levar o lixo até as lixeiras e conservá-las; ajudar o próximo naquilo que puder; tratar as pessoas com educação, do mesmo jeito que gostamos de ser tratados; honrar pai e mãe, dando-lhes a devida atenção, principalmente quando eles estiverem idosos; dar bons exemplos aos filhos; prestar serviço voluntário a uma instituição de caridade e/ou exercer trabalho comunitário; denunciar crimes e abusos diversos; apresentar sugestões e propostas de melhoria para a coletividade como um todo; cobrar dos políticos o cumprimento das promessas de campanha; dentre outras ações.

A partir de então, todos nós iremos às urnas com a consciência tranquila e bem formada a respeito de nossas responsabilidades para com a democracia, conscientes de que o voto é apenas um dos procedimentos do exercício da cidadania e que as mudanças renovadoras estarão no resultado da média da soma das mudanças renovadoras de cada cidadão, ou seja, a partir de cada um de nós.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 20/10/2020
Reeditado em 29/10/2020
Código do texto: T7091788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.