Antonio Gramsci agradece ao Fascismo

Antonio Francesco Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário, linguista, historiador e político italiano.

Nasceu em Ales em 22 de janeiro de 1891 e faleceu em Roma em 27 de abril de 1937.

Gramsci foi preso em 8 de novembro de 1926 e levado à prisão romana de Regina Coeli. Posteriormente foi condenado a cinco anos de confinamento na ilha de Ústica. Depois foi condenado a vinte anos de prisão em Turi.

Do período passado na prisão ele escreveu as “Cartas do “Cárcere” e os “32 Cadernos do Cárcere”.

Em 1934, com a saúde abalada, depois de passar por vários hospitais, ele recebeu a liberdade condicional.

Transcrevo abaixo um trecho de uma das cartas que ele escreveu para sua cunhada Tatiana Schucht (O texto está em galego):

“A minha impressom de Ustica é ótima de todos os pontos de vista. A ilha tem oito quilómetros e alberga umha populaçom aproximada de 1.300 habitantes, dos quais 600 som presos comuns, isto é, delinquentes várias vezes reincidentes.

A populaçom é mui amável. Ainda nom estamos todos instalados: dormim duas noites num grande quarto comum junto com os outros amigos; hoje encontro-me já num quartinho de hotel e se calhar amanhá ou depois de amanhá irei morar para umha casinha que estám a mobilar para nós: somos tratados

por todos com grande correçom.

Estamos completamente separados dos presos comuns, cuja vida nom saberia descrever-che em poucas palavras: lembras o conto de Kipling intitulado «A estranha cavalgada», no volume francês O homem que queria ser rei? Véu-me de repente à memória e tam vivamente que me parecia estar a vivê-lo. Por enquanto somos quinze amigos. A nossa vida é bem tranquila: estamos ocupados em explorar a ilha, o qual me permite dar passeios bastante compridos, por volta de nove ou dez quilómetros, com paisagens mui amenas e com vistas maravilhosas da marinha, do abrente e do sol-pôr: cada dous dias vem o barco, que traz notícias, jornais e novos amigos, entre os quais o homem de Ortensia, a quem tivem o grande prazer de encontrar3. Ustica é bem mais jeitosa do queque mostram os cartons postais que che hei mandar: é umha pequena aldeia de tipo muçulmano, pitoresca e cheia de cor. Nom podes imaginar o contente que estou de vagabundear de um cantinho para o outro da ilha e de respirar o ar do mar, depois deste mês de transferências de um cárcere para o outro, mas especialmente após os dezasseis dias de Regina Coeli, decorridos no isolamento mais absoluto. Penso que me vou converter no campeom ustiquês de lançamento de pedra à distáncia, porque já vencim a todos os amigos.”

Além de poder enviar e receber cartas regularmente, Gramsci recebia sem dificuldades objetos de seus familiares como livros, roupas, alimentos, etc.

Esse tratamento dado a ele em pleno regime fascista seria impensável sob os regimes nazista e comunistas.

Deixo claro que não tenho intenção de fazer apologia ao Fascismo, primeiro porque sou totalmente contra as ideologias, sejam quais forem e segundo porque não vou fazer o jogo dos “antifacistas” que insistem em ressuscitar um regime morto há décadas e que deveria permanecer enterrado.

Minha intenção é apenas reafirmar que, o que ouvimos quase sempre não corresponde totalmente à realidade e que, por isso, não devemos nos comportar como papagaios que apenas repetem o que ouvem.

Essa característica é divertida nas aves, mas em pessoas é deprimente.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 21/10/2020
Código do texto: T7092626
Classificação de conteúdo: seguro