O PAPA E A REALIDADE AFETIVA CRISTÃ

Ontem foi o dia em disseram que o Papa falou que todos tem direito a família. E estava um burburinho só...

Parecida que o mundo havia caído sobre todos de tão absurda era a palavra. E aí vem questões que ainda acabaremos falando muito. Direito, Dever e Estado.

Vamos passear um pouco pela Bíblia e entender um pouco a história antiga. Em Juízes conta algumas partes bem atuais mesmo sendo histórica. Sansão teve sua esposa tomada pelo sogro e entregue a outro marido. Ele revoltado com o ocorrido mata uma cidade. E se chama o ato de carnificina.

Depois de tanta guerra, matança ele comete suicídio. Como? Acho que poucos de nós lemos o texto assim. Mas raciocina comigo. Ele pediu força novamente, Deus o concedeu e ele forçou as barras do local sobre ele. Tamanha foi a força que ela caiu sobre eles. Houve assim mais morte na sua morte do que em vida.

O que quero frisar é, o pai toma a filha do marido e a entrega a outro. Com qual direito? Ela quis ir? Tomou, ou seja, foi levada sem ao menos lhe perguntar: deseja?

Dentro ainda do livro de Juízes tem outro caso peculiar de direito violado, um homem recebendo visita, os filhos de Belial o pede os homens para abuso ele recusa a entrega e leva uma mulher, que é abusada por vários homens a noite toda, depois de jogada a porta o seu marido a pega e esquarteja.

Assim eram alguns direitos na história. Os deveres dessas mulheres eram bem definidos. Servir sexualmente, os dar filhos e ir a rotina das lavouras. Os direitos eram de se calar, falar através do marido.

Hoje se nós ouvirmos isso, esse homem será procurado pela polícia até ser preso e toda mídia em cima do fato sem parar um minuto se quer.

Ou seja, a mulher passou a existir com direitos. Isso não é tão antigo assim. Mas somente uma parte histórica para refrescar a memória.

O que tem haver isso com a fala do Papa? Muito. O Papa não disse apoiar nenhuma vida pregressa de safadeza, nem apoiou nenhum tipo de vida desonesta.

Sua defesa foi em relação ao direito de constituir e ter família. Eu também não apoio nem concordo com a vida sexual sem limites, com o tal amor livre. Com orgias e falta de responsabilidade.

A família mudou, ó, sim mudou... você que está lendo já pode estar no segundo casamento. Sinto te dizer mais há uns 20 anos atrás se isso o fosse você nem membro seria mais de uma igreja. Teria que ficar só, o seu casamento era considerado pecado. Casar com uma mulher divorciada(repudiada esse era o nome) então piorou. Ela nem amizade podia ter dentro de uma congregação. Era mulher rejeitada.

Mudança gera muita confusão dentro de uma comunidade. Mas está sim na hora de começarmos a pensar em uma situação que muitos estão vivendo. Se casam, tem filhos mas a vida está cheia de perturbação interior por sua afetividade não está ali. Cumpre seu papel de cidadão de cristão mas se sente todo tempo preso a uma vida que não é dele.

Então pode mentir, mas não pode ser Livre em Cristo para viver realmente sua vida.

Alguns homens de Deus tem comprado briga por abrir a cabeça e a Bíblia em busca de resposta. Buscar em Deus a resposta ainda É nossa dificuldade. O que não podemos é continuar matando pessoas com a desculpa de estarmos defendendo nossa fé.

Ainda temos muito a aprender sobre a situação, mas a cerca chegou no córrego precisamos pensar antes que o problema bata a nosa porta.

Até A próxima...