ESCRIBAS E FARISEUS

Na remota antiguidade, os sacerdotes dirigiam as solenidades religiosas, observando os detalhes, como rituais e simbolismos, assim como uma produção teatral bem planejada, e essa estratégia foi mantida e é usada também atualmente, com as modificações introduzidas ao longo do tempo, e atualmente diferenciadas pela enorme quantidade de denominações teológicas que surgiram, Naqueles tempos antigos, existiam os escribas, que se encarregavam de estudar as escrituras e elaborar as unilaterais interpretações, sobre as quais se baseavam os sacerdotes, para fazer as suas pregações aos fariseus, seus adeptos fervorosos que compareciam às solenidades, e que ajudavam a impor as interpretações dos escribas ao povo e também perseguir os cristãos primitivos, como fazia o Apóstolo Paulo, quando ele era um fervoroso fariseu.

A denominação teológica católica apostólica romana ampliou bastante essa hierarquia, onde ela tem o sumo sacerdote (papa), acima de mais treze degraus, com início no diácono que é o primeiro degrau, o capelão, padre (pároco), cura, cônego, vigário geral, monsenhor, prelado, bispo diocesano, arcebispo metropolitano, arcebispo primaz, patriarca, e cardeal. Essa é a estrutura que administra a estrutura operacional e o patrimônio da maior empresa do planeta, de valor incalculável, como se observa a seguir, mediante a matéria publicada na Revista Veja.

Revista Veja de 13-03-2013:

(Muito além da herança espiritual” – O Vaticano tem um braço, o APSA, sigla em italiano para Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, apenas para gerir a sua fortuna visível neste mundo. A Igreja Católica também conta com uma rede de escolas, hospitais e financiadores privados para manter suas atividades – e assegurar sua riqueza.

1 milhão de imóveis são de propriedade do Vaticano.

2 trilhões de euros é quanto valem os imóveis da Santa Sé ao redor do Planeta.

1 trilhão de euros é o valor dos imóveis localizados apenas na Itália.

Só em Roma, a Igreja tem um patrimônio avaliado em 9 bilhões de euros

20% do patrimônio de imóveis italianos pertence ao Vaticano

• Existem 125.000 hospitais e centros de assistência ligados à Igreja em todo o mundo.

• O total de escolas católicas nos cinco continentes é de 206.982, com 55 milhões de estudantes.

• Países como Alemanha, Áustria e alguns cantões suíços recolhem, por meio do estado, impostos específicos de cidadãos católicos, repassados às igrejas locais.

• O maior financiador privado do Vaticano é a organização americana Cavaleiros de Colombo, fundada em 1882, que mantém uma seguradora cujos ativos estão na casa dos 16 bilhões de dólares.

• Desde que foi criado, em 1981, o Fundo Vicarius Christi, da Cavaleiros de Colombo, amealhou 35 milhões de dólares apenas para as obras caritativas do papa.

Instituto para as Obras de Religião (IOR) – o banco central da Santa Sé

Oficialmente, as transações financeiras do Vaticano não são controladas pela Cúria, apesar de cinco cardeais pertencerem à “Comissão de Vigilância” da organização. Entre eles, o ex-secretário de Estado Tarcísio Bertone e o brasileiro Odilo Scherer. Recentemente, o IOR foi acusado de lavagem de dinheiro.

• Presidente: o advogado alemão Ernst von Freyberg, nomeado em fevereiro por Bento XVI.)

(Fonte: Revista Veja de 13 de março de 2013)

Nessa poderosa empresa, com filiais em todo o planeta, como se observa, há uma enorme hierarquia, de escribas, que hoje são os denominados teólogos, operando sob um rígido planejamento, e sob um comando progressivo, com as regras e regulamentos rigorosamente organizados para o seu funcionamento, adaptado à todos os países onde opera regularmente. Até os sermões e os trechos da Bíblia a serem expostos aos fiéis nos seus templos, pelos vigários, são padronizados e planejados antecipadamente para o ano todo, e distribuídos por escrito aos fariseus logo no início dos cultos, substituindo as inspirações ou revelações espirituais proporcionadas pelo Espírito Santo, que não participa dessas solenidades. Aliás, o Espírito Santo, como dizem lá no Vaticano, somente comparece na capela sistina, quando das reuniões dos cardeais, aos quais faz a indicação para a escolha de um novo papa, e depois dessa nomeação Ele é recolhido ao xadrez, onde permanecerá até a nova substituição. O contato com o Espírito Santo é um privilégio dos cardeais, que O admitem apenas para escolher o novo papa, o que equivale a uma intermitente aposentadoria compulsória do Espírito Santo. Enquanto fica preso, a cúria se encarrega de produzir a graça, que não é de graça.

Sob os efeitos da atuação desse poderoso sistema, estão milhões de fariseus, as suas “ovelhas” preferidas, que ajudam na sustentação financeira, da qual atualmente nem necessitam, mas principalmente na forte representação política da instituição, como um estado independente, com poderosa influência política em muitos outros países, principalmente no Brasil, que é o maior país católico do planeta, fortalecido ainda pelas inúmeras denominações teológicas de menor envergadura, aumentando o peso político da religião sobre o estado laico, atualmente já com as bancadas evangélicas infiltradas oficialmente na estrutura política do país.

A meticulosa organização da maior empresa teológica, se tornou um Estado, pelo Tratado de Latrão (é com “t” mesmo), formalizado em onze de fevereiro de mil novecentos e vinte e nove, pelo ditador fascista Benito Mussolini e o papa pio XI, por onde a Itália reconhece a soberania da “santa” sé sobre o então Estado do Vaticano, que planejou as suas atividades por meio de permanentes calendários, envolvendo datas, diversas solenidades teatrais específicas, sempre com a ajuda dos fiéis fariseus, que além de prestar muitos serviços gratuitos, ajudam e se integram às procissões, carregando as estátuas dos seus santos e da rainha dos céus nos ombros. (Isaías 45:20 / 46:7 - Atos 19:23 a 35)

Os cristãos de fato, sabem que a Virgem Imaculada Sophia é a verdadeira Rainha dos Céus. Vejamos o que Ela diz: Eclesiástico 24:5- Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas; 6- Eu fiz com que nascesse nos céus uma Luz que nunca falta, e como névoa cobri toda a terra; 24- Eu sou a Mãe do Amor Formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança. 25- Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. 26- Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, enchei-vos dos meus frutos; 27- Porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 23/10/2020
Código do texto: T7094164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.