“Juros”

27/10/2020

RL 01

Vi minha conta corrente hoje. Iria ficar negativa e me deixaria preocupado, pois não é bom pagar juros para o banco: são extorsivos!

Sim, são. Faço o controle em planilha onde posso prever o desenrolar da sua evolução, função dos nossos gastos médios mensais e das receitas, que hoje não cobrem as despesas, mesmo reduzindo seu valor.

Vivo hoje do aluguel do meu apartamento em São Paulo e da parca aposentadoria que recebo. Falta valor para cobrir o déficit mensal.

Também, estamos eu e a minha mulher sem receitas de alugueis aqui em Floripa: ela com a sua casa vaga há mais de cinco meses, e na praia, onde moramos, com uma quitinete à alugar, o que aumenta a ansiedade e preocupação.

Fiz ao longo da minha vida uma reserva financeira, nada significativa, mas aplicada em fundos, e que agora, com essa situação de pandemia e econômica complicada que vivemos, tem tido rendimentos baixos, até negativos.

Assim, comecei a pensar em do por que dessa nossa fobia de se pagar juros bancários, visto que os valores não são significativos ao longo do mês!

Nessa fase da vida, onde estamos beirando os setenta anos, com mais passado do que futuro, sempre imaginei que aproveitaria para viajar, ter uma vida mais tranquila, sem se preocupar com as questões de dinheiro e onde a condição financeira impediria de realizar esses sonhos. Vale a pena?

Fiz um calculo aproximado do valor que pagarei mensalmente, usando o crédito que o banco aprovou para essa situação emergencial, e seria em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 reais no máximo. Ou seja, seria como deixar de comer uma pizza, ou um jantar em São Paulo, eu e minha esposa. Vale a pena!

Também, manteria o investimento preservado em busca de valorização para, caso haja melhora no cenário econômico e politico atual aqui e no mundo, realizar o que planejamos e até cobrir os valores negativos da conta bancária.

Um amigo me disse uma vez que: ”caixão não tem gaveta”, ou seja, não adianta guardar e não usufruir, pois não se leva nada desta vida.

Assim, penso em não mais me preocupar e ficar ansioso quando a conta corrente estourar por alguns dias.

Vale a pena, não acham?

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* nas melhores lojas :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 27/10/2020
Reeditado em 30/01/2021
Código do texto: T7097441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.