NOSTALGIA, ATAVISMO?

NOSTALGIA, ATAVISMO?

©AFDupré. Mai 2015

Passear pelo Engenho de Dentro me faz bem. Me rejuvenesce. Será isto saudosismo, atavismo, nostalgia? Volto ao passado caminhando pela praça Rio Grande do Norte e adjacências. Lado nobre do Eng. de Dentro. Pertinho do Méier, do clube Mackenzie, da Galeria Imperator. Meu sonho de consumo de outrora e quiçá de hoje.

Praça Rio Grande do Norte, arborizada, florida, agradável área de lazer e ponto final do ônibus Eng de Dentro Praça Paris. Cine Pernambuco? Já era! ACM. Continua lá. Atualmente toda sexta-feira a aprazível praça fica lotada, intransitável. Boteco com música e costela de cordeiro. Do cine Engenho de Dentro saía o famoso bloco da quarta-feira de cinzas duramente reprimido pela polícia. Quando o desfile foi autorizado, o bloco sumiu, evaporou. Acabou! Quiçá deu origem ao Arranco.

O meu "pedaço" era do outro lado da linha do trem

. O do Trajano de Medeiros, das Oficinas da Central do Brasil, do Engenhão. Da "curva do esse" (esquina da rua das Oficinas com José dos Reis) onde vez por outra o bonde descarrilava e invadia a loja de ferragens do seu Felipe. Região mais pobre, mas não menos agradável, encantadora. Brincadeira de roda, pique esconde, pique cola, cabra cega, berlinda, bandeira, teatrinho pular carniça, embaixada, etc.

Caco de vidro nos trilhos do bonde para virar pó e fazer cerol. Os balões subiam da rua Luiz Silva, próximo aos campos de futebol do Progresso, Cometa, Alvorada (meu time do coração) e Vasquinho. Balão galo, balão estrela, balão tangerina e muitos outros, enfeitados com muitas lanterninhas penduradas nos gomos. Os nossos eram melhores e mais famosos do que os da Chave de Ouro e de Quintino. Até balão girafa tinha. Carnaval suas batalhas de confete no na Santa Rita

Na comunidade havia certas regras de conduta rigorosas que não podiam ser desobedecidas, senão o bicho pegava. Uma delas era: namoradas, só as garotas da tua rua. A minha era a Benício de Abreu, quase em frente à escola Bolivar 11-9.É mole? Ainda bem que havia fartura! Mesmo assim, com todo risco, esta regra era constantemente desrespeitada. As rixas eram resolvida na encruzilhada onde se encontram cinco ruas, (Benício de A breu, Af onso Ferreira, Guineza, Dona Eugênia e Luiz Silva) hoje chamada de "cinco bocas"

Estás triste, jururú? Caminhe por lá! Em pouquíssimo tempo estarás alegre, feliz! Os velhinhos continuam varrendo a calçada em frente às suas casas, levando, vez por outra um "lero" com a vizinhança. WhatsApp ? O que é isso?

Oh meu Engenho de Dentro querido. "Engenho de Dentro, berço da minha melodia

Ai como é lindo o raiar do dia. A passarada anunciando a orgia. Ai como é lindo, ai como é lindo o Engenho de Dentro onde eu nasci...

Pra que ir a Nova York, Paris, Roma, Madri? Tão longe...Vá passear no Engenho de Dentro e seja Feliz!

AFDupré
Enviado por AFDupré em 28/10/2020
Código do texto: T7098374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.