O PERIGO DA PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar de uma forma bem simples, significa deixar sempre algo para fazer depois. Então você pode perguntar : “O que há de errado em deixar algo para fazer depois”? Posso responder : Nada de errado. A nossa vida é repleta de desafios e responsabilidades que muitas vezes somos obrigados a adiar sonhos e tarefas para retomá-los mais tarde, então não há problema algum nisso, a questão está na frequência.

O perigo da procrastinação está justamente em adiar aquilo que pode ser feito no momento, e por falta de esforço ou determinação de realizar algo, serve como desculpa para deixar de lado desde pequenas tarefas do cotidiano, até atribuições mais sérias como vida profissional por exemplo, pois há indivíduos que passaram a vida toda sem trabalhar mas agora culpam a pandemia por estarem sem emprego. Outros, por sua vez, tem plena consciência das suas habilidades pessoais e profissionais, porém são equivocados em cultivar um perfeccionismo de sempre achar que precisam de mais para alcançar um objetivo, mas não sabem lidar com obstáculos e nem usar a criatividade, daí a perfeição nunca chega e consequentemente o objetivo também não. Já outros, se perdem no tempo e no espaço, vivem procurando formatos e não se encontram, são desorganizados, sempre começam uma atividade mas não conseguem concluir porque se atrapalham. Por fim, há aqueles que se consideram “defensores” da vida saudável e se propõem a começar uma dieta toda segunda-feira, porém esta nunca chega enquanto houver segunda-feira.

São inúmeros exemplos, que com certeza, renderiam muito o assunto. No entanto, quero refletir sobre o prejuízo que a procrastinação pode causar no desenvolvimento do ser humano, se não for percebido a tempo, e nada for mudado. É importante ter em mente que a vida vai passar, e quanto mais adiar o que se pode fazer no momento, uma oportunidade poder ser perdida e o tempo perdido não volta para refazer uma história.