Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja. Eclesiastes 10:18

FAZENDO ANALOGIA DO TETO COM A MENTE.

Quantas pessoas recebem um texto e pensam:

"Detesto texto grande"

(Entende-se por texto grande aquele cuja extensão cabe numa tela de 6 polegadas ou menos).

O problema é que dentro dessa analogia, a Bíblia nos mostra que a preguiça enfraquece o teto, ou seja, a pessoa que não lê, que não busca capacitação, que não aceita instrução, que no máximo exercita o corpo do pescoço pra baixo ( e isso não é ruim), é um alguém que não desenvolve ou que atrofia sua capacidade argumentativa, bem como, de encontrar soluções rápidas até para questões simples. Quando uma pessoa busca instruções e está sempre aberta para aprender o que é bom, ainda que isso demande esforços, o seu "teto" se fortalece, qual seja, a sua mente se fortalece e ela é capaz de em muitas situações se defender ou atacar, ao invés de ficar refém dos engodos que por toda parte se fazem presentes.

Uma pessoa que tem a sua mente fortalecida por conhecimento é uma pessoa que terá mais desenvoltura para tomar decisões e agir no dia a dia.

A Bíblia diz que pela frouxidão das mãos a casa goteja.

Nossas mãos são o que do nosso corpo mais recebe ou descarta qualquer coisa, alimentos, saúde, bens e até afeto. Uma casa que goteja é uma casa que tem brechas que permitem a entrada para o seu interior daquilo que está fora.

Assim, uma mente fraca, permite que a pessoa seja vítima de conversas enganosas, que receba influências negativas, que enfraqueçam suas bases, ou seja, seus princípios, e ainda possa ter sua alma "mofada" com sentimentos negativos em virtude da goteira das más influência. Assim, com mente fraca e vida enxarcada por influências impróprias descarta-se os móveis, muitas vezes, heranças de família, neste caso, os princípios aprendidos desde a infância. De qualquer forma, em um bom teto, uma boa mente, deve haver o molde perfeito da Palavra de Deus, de modo que telhas de toda sorte podem aparecer, mas o critério é caber corretamente no molde. Ou seja, sonda-se todos, mas somente se utiliza o que é bom. Resumindo, busquemos, pois, o conhecimento, haja vista que, através dele estaremos mais impermeabilizados e protegidos em vários aspectos da nossa vida.